Mariana, 20 de Novembro de 2017

Comunicação

Função: Assessorar o Presidente da Câmara em programas, projetos e atividades de comunicação institucional, bem como planejar e coordenar a produção e a edição de publicação de mídia em geral. Coordenar, orientar e supervisionar o desenvolvimento de eventos, cerimônias e atos solenes realizados na Câmara Municipal, bem como coordenar as atividades de cultura e turismo no âmbito do Legislativo.

Atividades:

O Departamento de Comunicação e Eventos da Câmara Municipal de Mariana é formado por profissionais de diversas áreas como Jornalismo, Comunicação Organizacional, Design e Eventos. Confira algumas das atividades desenvolvidas pelo setor:

Site e redes sociais
O Departamento utiliza as redes sociais (Facebook e Twitter) para se comunicar com jornais impressos, emissoras de rádio e de televisão, revistas, blogs noticiosos, portais de internet e a população de Mariana e do mundo inteiro. No site oficial (camarademariana.mg.gov.br) as atualizações são constantes com notícias, imagens, atas, leis, requerimentos, indicações e banners.

Press-releases
As sugestões de pauta são encaminhadas por e-mail para os órgãos de imprensa (jornal impresso, rádio, televisão e revista) chamando a atenção para reuniões, audiências e matérias de interesse da população.

Streaming de Vídeo
As reuniões ordinárias semanais e as extraordinárias são transmitidas ao vivo pela Masterix, empresa contratada, através de link fixo disponibilizado no Site da Câmara, no Facebook e no Twitter da Casa.

Comunicação Estratégica
Os eventos da Câmara que constam no calendário oficial envolvem o Cerimonial e a Comunicação em trabalho conjunto, seja na confecção de convites, elaboração de textos (briefing), cartilhas, folders, banners, locução, slides, vídeos, divulgação e imagens até a locação de espaço, serviço de buffet, som, iluminação, decoração e recepção. É um trabalho organizado e planejado para aproximar os vereadores do povo e mostrar como funciona uma Casa de Leis e de que maneira as demandas da sociedade são percebidas.

Follow up
A Comunicação faz contato com os jornais e demais órgãos de imprensa por telefone para saber se estão satisfeitos e se as solicitações destes vêm sendo atendidas. Todos recebem o mesmo tratamento.

Clipping
As notícias veiculadas em jornal impresso sobre a Câmara e/ou sobre os vereadores são arquivadas em pasta como clipping semanal. As cópias de projetos de lei aprovados também são arquivadas.

Feedback
No primeiro semestre de 2013, o site da Câmara teve mais de 25.000 acessos. São 4.345 acessos únicos ao mês e 140 por dia, segundo a empresa que desenvolveu a plataforma/Google Analytics. As demandas externas de contato para entrevista, solicitação de material impresso de pesquisa ou reclamações e sugestões são repassadas para os responsáveis e os questionamentos nas redes sociais respondidos e/ou encaminhados.

Praça Minas Gerais,89 - Centro - Mariana / MG - CEP:35420-000
Telefone/Fax:(31) 3557-6200 | Telefone do CAC: 3557-6210