18/12/2017
Durante a reunião ordinária realizada segunda-feira, 18 de dezembro, a Câmara aprovou quatro projetos que incentivam e reconhecem o potencial cultural, turístico e esportivo de Mariana. Os projetos de lei foram aprovados na penúltima reunião do ano, em única discussão e votação e por unanimidade, o que demonstra a relevância e o entendimento, por parte dos vereadores em explorar o momento que a cidade experimenta: pensar e construir alternativas socioeconômicas.
Em sintonia com a potencialidade cultural e turística da cidade, o PL nº 135/2017, de autoria do vereador Juliano Duarte (PPS), dá denominação oficial ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que passa a ser designado com o nome do artista plástico marianense "Zizi Sapateiro". Em 2017, registra-se 10 anos do falecimento do artista e para os familiares o reconhecimento é fundamental para preservar a memória e as obras do importante pintor. “Estamos imensamente felizes, a iniciativa é uma porta para podermos preservar o acervo do meu pai e divulgar seu ateliê”, declara o filho de Zizi Sapateiro, Edson Santos (Tumão). O artista plástico também criou a primeira associação de guias de turismo em Mariana, no início da década de 1970. Além de Edson, a nora de Zizi, Beth Costa, fez um pronunciamento durante a reunião ordinária ressaltando a satisfação dos familiares.
Também relacionado à capacidade turística e cultural de Mariana, o PL Substitutivo nº 22/2017, de autoria do vereador Gerson Cunha (PSC), foi aprovado com o objetivo de instituir no calendário municipal a “Sexta-feira de Arte e Cultura no Jardim”. A medida visa estimular apresentações culturais e artísticas, entre outras manifestações populares.
Pensando no incentivo ao esporte e turismo em Mariana, foram aprovados dois PLs Substitutivos. São eles: PL nº 121/2017 e PL nº 122/2017, ambos de autoria do vereador Juliano Duarte. Os projetos visam incluir no calendário oficial da cidade o “Uphill da Cartucha” e o “Desafio das 6 horas da ACM”. Ambos os projetos incentivam a prática do ciclismo em Mariana. As duas provas já ocorrem no município e, a cada ano, de acordo com o autor dos projetos, ganham mais adeptos. “Aprovamos esses projetos para incentivar o turismo esportivo em nossa cidade, trazendo cada vez mais turistas amantes do ciclismo e promovendo, ainda mais, o reconhecimento de Mariana enquanto capital nacional das bikes”, justifica o vereador Juliano.
SERVIDORES ACOMPANHAM REUNIÃO - Durante a reunião, servidores municipais acompanharam a votação dos projetos. A comitiva de funcionários, constituída em sua maioria por professores, conversaram com o presidente da Câmara, Fernando Sampaio de Castro (PRB), e demonstraram preocupação em relação ao PL 123/2017, de autoria do Executivo. A matéria, que permitiria o pagamento das férias até o 15º dia útil de janeiro, não estava na pauta da sessão.