CPI anuncia que o relatório conclusivo está pronto para ser apresentado aos vereadores

Após sete meses de trabalho, os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI nº 01/2021 da Câmara Municipal de Mariana, vão apresentar o relatório conclusivo das atividades. A CPI foi instaurada no dia 10 de maio de 2021 e, neste período, diversos documentos foram analisados e profissionais, empresários, servidores públicos e comerciantes foram ouvidos. A Comissão trabalhou na apuração de irregularidades em lançamentos dos serviços prestados, medições e liquidação indevida referentes aos contratos nº 447/2019 e nº 148/2020 celebrados pelo Executivo.

O documento final será apresentado e lido no Plenário do Legislativo no próximo dia 20 de dezembro, quando ocorre a última reunião ordinária da Casa de Leis marianense em 2021. A sessão foi agendada pelo presidente da Câmara, vereador Ronaldo Bento (PSB), que antecipou o horário da 44ª Reunião Ordinária para às 15 horas e anunciou que a leitura do relatório da CPI será realizada na sequência.

O acompanhamento popular para conhecimento do relatório é fundamental para a finalização da CPI, conforme adiantou o presidente da Comissão, vereador Pedro Ulisses Coimbra Vieira, o Pedrinho Salete (CIDADANIA). O parlamentar ressaltou o trabalho imparcial e republicano realizado pelos membros da CPI, no qual foi observado o ordenamento jurídico vigente no país e respeitado sempre o direito constitucional das pessoas ouvidas pela comissão. “Foi construído um relatório técnico e totalmente imparcial. Esperamos que após a sua apresentação aos vereadores, o mesmo seja encaminhado ao Ministério Público e que ele possa tomar as medidas que se fizerem necessárias”, pediu o presidente.

O vice-presidente da CPI, vereador Marcelo Macedo (MDB), destacou o trabalho dos membros da comissão, do corpo jurídico e dos técnicos do Poder Legislativo, que durante mais de 210 dias se empenharam para a conclusão desta missão. “É importante que as pessoas possam ficar atentas à leitura desse relatório, pois vão poder entender e compreender melhor o trabalho realizado por essa CPI”, salientou Macedo.

Além dos vereadores Pedro Ulisses e Marcelo Macedo, o parlamentar José Sales (PDT) é membro titular da CPI.

A sessão será transmitida ao vivo no site da Câmara (www.camarademariana.mg.gov.br) e via www.facebook.com/camarademariana