Atrativos Turísticos

PRAÇA MINAS GERAIS

Praças
664
4

Por volta de 1760 se iniciaram as obras das três edificações que compõem o expressivo conjunto arquitetônico da praça sendo a Casa de Câmara e Cadeia, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e a Igreja do Carmo. Antes da instalação de tal conjunto, funcionava na área um antigo quartel da guarnição militar, denominado Quartel dos Dragões.


Arquitetura
O entorno da Praça Minas Gerais é marcado por três imponentes construções barrocas:

Igreja de São Francisco de Assis – construção iniciada em 1763 e concluída em 1794

Igreja Nossa Senhora do Carmo – construção iniciada em 1784, e em 20 de janeiro de 1999 sofreu um incêndio.

Prédio da Câmara Municipal de Mariana (antiga Casa de Câmara e Cadeia) – todo em alvenaria, o prédio conserva a estrutura que já foi destinada à senzala, casa de fundição de ouro e cadeia no andar de baixo e Fórum e Prefeitura Municipal no andar de cima. Na época, símbolo de poder e autonomia municipal.

Ao centro, encontra-se o pelourinho construído em 1970 (o pelourinho original foi executado por José Moreira Matos em 1750 e demolido em 1870), símbolo de poder do Estado e lugar de punições públicas para criminosos ou escravos. Era também o local onde eram lidos os editais públicos e anunciadas as notícias de Portugal. Sua estrutura de pedra apresenta, atualmente, em sua composição o brasão da Coroa portuguesa, uma balança para simbolizar a justiça, um globo que representa as conquistas marítimas, uma espada que significa a condenação e uma pequena cruz representando a religião católica que deliberava e justificava os poderes do Rei. Tal organização espacial coloca lado a lado o poder religioso e o civil, as esferas de poder que controlavam a vida das pessoas naquela época.

Fonte das Informações
Prefeitura Municipal de Mariana
https://turismo2016.pmmariana.com.br/atrativos/civis/pracas/praca-minas-gerais

Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Praça_Minas_Gerais