Câmara aprova projeto para que a campanha Janeiro Branco faça parte do calendário de Mariana

Ações que estimulem o cuidado com a saúde mental são o foco da campanha "Janeiro Branco" que será implantada na cidade de Mariana a partir da aprovação do Projeto de Lei nº 01/2020, de autoria do vereador Ronaldo Bento (PSB), durante a 03ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal. A sessão foi realizada ontem, dia 17 de fevereiro.

O autor da proposição ressaltou que em um primeiro momento as pessoas possam considerar a proposta “simplória”. Entretanto, ele destaca que foram registrados nos últimos anos cerca de 100 casos de pessoas que atentaram contra a própria vida, sendo que em alguns casos chegaram a óbito. Segundo Ronaldo Bento, o projeto aprovado pela Câmara vai viabilizar campanhas e ações que resultem no acolhimento e orientação às pessoas.

Para o vereador é preciso que todos abracem essa causa e que as campanhas educativas e de conscientização possam esclarecer a importância de se buscar uma ajuda, um aconselhamento, um ombro amigo. “Muitas vezes as pessoas acham que quem procura um psicólogo ou um psiquiatra é descontrolado, perturbado, e não é isso, pois a maioria das pessoas sofre de algum tipo de desequilíbrio emocional e fica calada, não busca ajuda”, esclareceu Bento

Quem também comemorou a aprovação da nova lei é o vereador Tenente Freitas (PHS). De acordo com Freitas, a campanha chega para trabalhar com a prevenção, pois Mariana vem sofrendo com repetidos casos de atentados contra a própria vida. “Pesquisando os dados de Mariana percebemos que temos uma situação muito mais complicada do que a capital do Estado”, esclareceu o vereador.

Valorização da Apae

Outro projeto bem recebido no plenário da Câmara durante a sessão ordinária, foi o que garante a permanência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mariana em seu atual endereço. O Executivo Municipal apresentou a proposta de lei que garante, por meio de um convênio, que os alunos da Apae de Mariana possam continuar a usufruir das dependências da Escola de Ensino Especial localizada à Avenida dos Salgueiros, no bairro Jardim dos Inconfidentes. O projeto foi aprovado por unanimidade pelo Plenário.

Crédito: Ascom/CMM