01º de Maio, Dia do Trabalhador.

Hoje é um dia marcante na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Há quase um século, por meio do Decreto nº 4.859 de 1924, o dia 1º de maio foi declarado feriado nacional no Brasil para ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias.

Nas décadas de 1930 e 1940, a data passou a ser marcada como dia em que a criação de leis e benefícios trabalhistas eram divulgadas. O caráter de protesto da data foi deixado de lado, passando a assumir um viés comemorativo, e ficou conhecida como "Dia do Trabalhador".
Agora, em 2020, diversos profissionais se expõem durante a pandemia e, os que podem, estão em casa cumprindo o isolamento social. Todos tentam lidar da melhor forma com esse cenário e muitos temem perder o espaço conquistado no mercado de trabalho. E, assim, a data ganha mais um significado com o desafio que o trabalhador tem enfrentado.

O descanso do feriado do Dia do Trabalho não será sentido e comemorado como nos anos anteriores, mas o esforço de quem ainda pode trabalhar para manter a sociedade ativa e daqueles que podem manter-se em isolamento colaboram para que, em 2021, a data possa ser celebrada de forma festiva.

A todos os trabalhadores, o reconhecimento da Câmara Municipal de Mariana.