Revitalização da praça Gomes Freire é tema de reunião na Câmara Municipal

Palco de história e comemorações atuais, o famoso Jardim de Mariana, como é conhecida a Praça Gomes Freire, foi tema de debate em reunião interna na Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira, 19. Solicitado pelo vereador Juliano Duarte, PPS, o encontro foi motivado pelas diversas reclamações recebidas pelo edil sobre a necessidade de revitalização da área. Aos finais de semana, principalmente, as denúncias de falta de respeito ao patrimônio histórico e acúmulo de lixo são frequentes.

Juliano Duarte ressalta que existe a necessidade concreta de melhorias no local, tais como instalação de banheiros públicos e aumento no número de lixeiras. É preciso que haja um controle daquele espaço para que o nosso patrimônio, um local tão singular, seja preservado e palco de muitas novas histórias. Tenho certeza que este novo projeto será muito benéfico para a região, usuários e cidade, garante o vereador.

O anteprojeto ao qual Juliano se referiu foi apresentado de forma resumida pelo secretário municipal de Patrimônio, Efraim Rocha, que participou da reunião, conjuntamente com um representante da secretaria de Obras e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN. O trabalho recebeu aprovação através de parecer técnico (nº 31/2019) emitido pelo IPHAN. Ele foi elaborado em uma parceria entre a Prefeitura de Mariana e a Fundação Renova e contempla questões estéticas e estruturais da Praça.

O projeto citado será apresentado oficialmente à Câmara, ao Executivo, ao IPHAN e demais interessados em reunião que será agendada e sua execução está condicionada à aprovação dos órgãos competentes e viabilidade orçamentária.

O secretário Efraim Rocha considera a medida necessária e destaca a importância da conscientização por parte da população. É necessário que este projeto seja concretizado, mas também vamos elaborar uma campanha educacional para que haja sua preservação e, assim, perpetuação da nossa história, afirma o chefe da pasta.