Câmara requer esclarecimentos sobre intervenções nos prejuízos causados pelas chuvas de 2020 em Cachoeira do Brumado

Câmara aprova, por unanimidade, Requerimento para esclarecimento sobre a intervenção nos prejuízos causados pela forte chuva ocorrida no dia 13 de fevereiro de 2020, no distrito de Cachoeira do Brumado. O Requerimento de número 10/2021, votado na Reunião Ordinária remota, desta segunda-feira (15), compreende o reparo de tais transtornos como a queda de barreiras nas estradas, trechos instáveis, casas inundadas e tomadas de lama, além de deslizamentos de barrancos que acarretaram na retirada de famílias de suas residências.

Para isso, o autor do requerimento, Vereador José Antunes Vieira "Zezinho Salete" (MDB), solicitou ao Poder Executivo algumas explanações, uma vez que as intervenções só começaram a ser realizadas em outubro do ano passado. Dentre as informações requeridas, destacam-se: o nome e o contrato das empresas responsáveis pelas obras e a planilha de execução destas; laudo geológico das áreas de risco (Rua Tombadouro e Rua Beco das Flores) e uma manifestação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania sobre o cadastro social realizado junto às famílias atingidas. O vereador ressaltou sobre a contínua espera destas famílias pelas obras: "[...] todas as vezes que a gente passa por Cachoeira para visitar, as pessoas reclamam e perguntam o que está sendo feito."

Na mesma reunião, foi aprovado o Requerimento de número 36/2021, de autoria do Vereador Marcelo Monteiro Macedo (MDB), no qual solicita à gerência da empresa Samarco Mineração S/A a possibilidade do retorno das reuniões mensais entre a mineradora e a Câmara por videoconferência durante a pandemia por COVID-19. A estrutura do encontro seria a mesma dos anteriores, ocorridos durante o ano passado, nos quais os problemas e questões sobre o rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015 eram objeto de discussão.