Câmara discute potencial ecoturístico de Mariana

Requerimento
Câmara discute potencial ecoturístico de Mariana

A Câmara de Mariana realizou nesta sexta-feira (23), um debate com o objetivo de discutir o potencial do ecoturismo em Mariana. Atendendo ao requerimento 87/2021, do vereador Ricardo Miranda (Republicanos).

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Cristiano Cassimiro o Conselho de Turismo de Mariana, que retomou as atividades este ano(após 5 anos inativo), tem trabalhado para desenvolver o ecoturismo no município. O Secretário de Esportes, Bruno Freitas, salientou que as Competições de Mountain Bike são fatores importantes para o crescimento do setor na cidade. O ecoeducador e guia de turismo, Célio Mól, que atua no ramo do ecoturismo desde os 17 anos, defendeu a necessidade da criação de um Parque Municipal voltado para a preservação ambiental e ecoturismo. Para Celio Mól, a "Serrinha" seria um ponto ideal para a instalação do parque.

O atleta Ruy Vidal cobrou conscientização dos visitantes para a preservação das trilhas e do meio ambiente, em especial alguns visitantes que levam produtos para consumo e deixam a embalagem pelo caminho. Anderson Ricardo, presidente da ACM, queixa que ocupações irregulares avançam com os anos nas trilhas.

O Projeto “Trilhas Históricas” foi apresentado por Thales Capute, do MTBC. De acordo com Thales o Projeto já tem quatro anos de existência e é focado na manutenção sustentável das trilhas. Ele destaca que os grandes eventos esportivos movimentam bastante a economia da cidade, porém são baste pontuais, e sugere que a cidade crie um calendário para abrigar mais atividades da modalidade. O Jornalista Leandro Henrique dos Santos, do “O Espeto”, propôs o levantamento das áreas do município para que haja regulação fundiária, com levantamentos feitos pelo IPHAN e as entidades do poder público. Também foram levantadas as questões como a mineração ilegal, patrulhamento das trilhas e cachoeiras, alternativa econômicas para a viabilidade do escoturismo e o tombamento de ruinas históricas.

📹: Confira a reunião na íntegra: https://www.facebook.com/watch/live/?v=462368938334182&ref=notif&notif_id=1619093250754603&notif_t=live_video_explicit