CÂMARA REALIZA VISITA TÉCNICA AOS REASSENTAMENTOS COLETIVOS DE BENTO RODRIGUES E PARACATU DE BAIXO

A Câmara esteve, no último dia 5, nos reassentamentos coletivos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo para acompanhar o processo de construção das comunidades atingidas pela maior tragédia socioambiental do pais ocorrida em novembro de 2015. Próximo a completar 6 anos do rompimento da barragem de Fundão, de responsabilidade da mineradora Samarco, os representantes dos atingidos reclamam a demora da reconstrução de suas comunidades.

O reassentamento de Paracatu de Baixo ainda se encontra no processo de terraplanagem e construção da infraestrutura subterrânea urbana, como distribuição de água, esgoto, etc. Já o reassentamento de Bento Rodrigues a reconstrução já concluiu os imóveis públicos e parte das moradias.

Ambos os projetos contam com uma estação de tratamento de esgoto, o que será um avanço para o município, já que Mariana não tem tratamento de seus resíduos. A visita técnica foi acompanhada pelas Comissões dos Atingidos de Bento e de Paracatu de Baixo, por representantes da Cáritas Brasileira, do poder executivo e da Fundação Renova.