Vereadores cobram retorno dos horários de linhas de ônibus em Mariana

A prestação do serviço de transporte público na cidade foi novamente tema de debate na Câmara de Mariana. Durante a 27ª reunião ordinária, que ocorreu de forma remota nesta segunda-feira (30), os vereadores Maurício da Saúde (AVANTE), Ronaldo Bento (PSB) e Pedrinho Salete (CIDADANIA) apresentaram o Requerimento nº 198/2021 solicitando informações sobre o motivo pelo qual os horários de ônibus ainda não foram regularizados na cidade.

O autor do requerimento, vereador Maurício da Saúde, ressaltou que moradores de bairros e distritos da cidade, como Passagem de Mariana, foram prejudicados com a diminuição na oferta de ônibus, causando transtornos diários para estas pessoas. “Vamos buscar informações sobre todos os locais que ainda estão sem o serviço de transporte normalizado”, frisou o vereador.

O presidente da Câmara, vereador Ronaldo Bento, lembrou que além de Passagem de Mariana outras comunidades sofrem há um bom tempo com a redução desses horários. Ele informou que em muitos lugares a população só conta com um único dia de atendimento. “Hoje, na Barroca, os cidadãos contam apenas com a sexta-feira para usufruir dos serviços de transporte público em Mariana e apenas em um único horário”, explicou Bento.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e transformado em pedido de uma reunião remota que contará com a participação de representantes das comunidades que não são atendidas regularmente com os horários dos ônibus, agentes da Prefeitura de Marina e da empresa concessionária dos serviços de transporte público no município, a Transcotta.

A reunião surgiu de uma proposta do vereador Ronaldo Bento, que entende dar mais celeridade neste debate com um encontro de todas as partes envolvidas neste assunto. “Em vez de aguardarmos o envio das informações, teremos a oportunidade de ouvir a sociedade e também a empresa e a Prefeitura quanto a questão da redução dos horários dos ônibus”, salientou o parlamentar.

REFORMA EM ESCOLAS

Os membros da Comissão de Educação e da Comissão de Obras Públicas da Câmara de Mariana estão realizando visitas técnicas semanalmente às escolas da rede municipal de ensino da cidade.

A partir dessas visitas, os vereadores Edson Agostinho de Castro Carneiro – Leitão – (CIDADANIA), Maurício da Saúde, Ediraldo Ramos (AVANTE) e Ricardo Miranda (REPUBLICANOS), apresentaram, na reunião ordinária desta segunda-feira, indicações solicitando obras e serviços em diversos prédios escolares do município.

Entre os pedidos dos vereadores, estão a construção de mais salas na escola de Águas Claras para atender o curso técnico ofertado pelo Estado, cobertura da quadra da escola de Cláudio Manoel e a construção de muro em alvenaria na parte de trás da escola de Campinas. As indicações serão encaminhadas para a Prefeitura de Mariana, além dos relatórios produzidos pelas comissões.