Câmara aprova projeto que visa à preservação do monumento “Eu Amo Mariana”

Durante a última reunião da Câmara, realizada dia 04 de outubro, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 149/2021 para garantir o tombamento do monumento artístico “Eu Amo Mariana” edificado em frente ao Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraes, no centro da cidade.

De acordo com a autora do projeto, vereadora Sônia Azzi (DEM), o objetivo é “conceder ao monumento o cuidado especial e atenção do poder público, por constituir uma referência de valorização da nossa cidade”. A peça que foi recentemente inaugurada já sofreu depredação por duas vezes. O símbolo do coração cravado no centro da obra foi reparado e, atualmente, a letra “R” da inscrição “Eu amo Mariana” foi quebrada.

A matéria aprovada pelo legislativo municipal propõe que o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Mariana (COMPAT) inscreva o monumento artístico no Livro de Tombos dos Bens Culturais/Artísticos do Município de Mariana. Na inscrição, o conselho estabelecerá os atos necessários à conservação estética da obra, sua manutenção e valorização.