Notícias

Comitiva de Mariana vai à Caeté para conhecer o Programa Tarifa Zero

Atividades da Câmara
517
2

Nesta segunda-feira (27), os vereadores da Câmara Municipal de Mariana visitaram a cidade de Caeté-MG para conhecer o funcionamento da Lei Tarifa Zero, que tornou gratuito o transporte público para os passageiros. 

O prefeito da cidade de Caeté, Lucas Coelho (AVANTE), acredita que o município de Mariana poderá subsidiar a tarifa do transporte coletivo. Ele ressalta que “é uma política pública que vai de encontro com o que a população precisa” e questionou que se há orçamento não há motivos para não implementá-la. 

Durante a reunião, os vereadores esclareceram algumas questões sobre o programa Tarifa Zero. O vereador Marcelo Monteiro Macedo, do Movimento Democratico Brasileiro (MDB), mostrou-se preocupado com a qualidade do serviço prestado atualmente pela empresa concessionária de transporte coletivo na cidade de Mariana. O vereador Gilberto Mateus Pereira (Tikim), do Cidadania, relatou a dificuldade dos cidadãos de Mariana com o valor cobrado como tarifa de ônibus e destacou que a tarifa zero poderá auxiliar as pessoas que não têm condição financeira de arcar com esse custo. Ele acredita que a iniciativa poderá beneficiar a todas as pessoas e declarou ser favorável  ao projeto. 

O Vereador Manoel Douglas Soares Oliveira (Preto) do Partido Verde se manifestou favorável ao projeto e levantou a preocupação com as diferenças entre os municípios. O parlamentar pontuou que em Mariana verifica-se que há superlotação no transporte coletivo, mesmo com pagamento de tarifa. O vereador Fernando Sampaio de Castro, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), destacou que o projeto considera o cenário de 2018, com mais números de ônibus do que há atualmente no município.

O Projeto de Lei 192/2021, que dispõe sobre autorização ao poder Executivo para conceder de forma temporária e em caráter experimental subvenção econômica para o subsídio tarifário do transporte coletivo urbano de passageiros no município de Mariana com isenção integral de tarifa para o usuário, está na pauta da reunião extraordinária agendada para esta quarta-feira (29), com início às 10h. A sessão será realizada por videoconferência e terá transmissão ao vivo no site  camarademariana.mg.gov.br e via Facebook (@camarademariana)    

Fotos