Câmara de Mariana questiona o número de testes para Covid-19 disponibilizado pela Vale ao município

O presidente do Legislativo marianense, vereador Ronaldo Bento (PSB) solicitou que a Comissão de Saúde e Educação da Casa de Leis encaminhe um requerimento à mineradora questionando o motivo de o município ter recebido apenas cinco mil kits de teste para a Covid-19, enquanto a cidade de Ouro Preto foi agraciada pela Vale com o dobro desse montante. O parlamentar ressaltou que respeita a população ouropretana e reconhece a importância histórica, cultural e social da antiga Vila Rica. Entretanto, o vereador ficou surpreso com o tratamento dado pela empresa à primeira cidade de Minas. “Sabemos ser um ato discricionário de uma empresa privada, mas queremos saber o porquê deste tratamento diferenciado com Mariana, uma vez que nas últimas semanas tivemos um número elevado de casos no município, ficando a Secretaria de Saúde sobrecarregada na testagem dos nossos cidadãos”, cobrou o vereador.

O tratamento diferenciado da Vale com Mariana, apontado pelo presidente do Legislativo marianense, não surpreendeu o líder de governo na Câmara, vereador Fernando Sampaio (PSB). Segundo ele, a Vale sempre fez distinção de suas ações quando se trata das duas cidades, principalmente quando o assunto é relacionado ao conjunto arquitetônico barroco existente nesses dois municípios mineiros. “Infelizmente, as companhias sempre prestigiaram mais Ouro Preto do que Mariana e não sei o porquê disso. Vocês podem constatar que o patrimônio histórico de Ouro Preto conta com uma participação mais efetiva da Vale, principalmente na reforma de monumentos e igrejas. Em Mariana, você só consegue ver uma participação da Vale nas obras de restauro do antigo Palácio dos Bispos e na Igreja de Nossa Senhora do Carmo”, apontou Sampaio.

O presidente da Comissão de Saúde e Educação, vereador Maurício Antônio Borges Andrade e Silva "Maurício da Saúde" (AVANTE), acatou o pedido do presidente Ronaldo Bento e deliberou pelo encaminhamento de um ofício à Vale solicitando informações sobre as doações de kits de testes para as duas cidades.

Liberação de Recursos - Durante a mesma reunião, os vereadores liberaram recursos para o Lar Santa Maria, que abriga idosos. Por unanimidade e em uma única discussão, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 08/2022, que autoriza a Prefeitura a repassar mais de R$ 500 mil para a entidade. O dinheiro vai ser utilizado na construção de uma nova lavanderia para atender os internos do Lar.