Câmara de Mariana pede mais conscientização sobre cuidados com os animais

Reuniões de Comissões

Durante a reunião da Comissão Permanente de Proteção e Defesa dos Animais da Câmara Municipal de Mariana, realizada segunda-feira (14), vereadores, representantes de Organizações não Governamentais (ONGs), protetores e bombeiros militares cobraram mais conscientização da população quanto aos cuidados com os animais.

O vereador Ricardo Miranda (REPUBLICANOS), que presidiu a reunião, ressaltou as ações no município contra os maus tratos, lembrando que muitos casos de violência sofrida pelos animais poderiam ser evitados caso houvesse mais conscientização das pessoas, como é o caso daqueles que adotam um animal mas na primeira dificuldade o abandona à própria sorte. “O nosso intuito aqui, como representante do Legislativo, é mostrar para as pessoas a importância dos animais. Eles conseguem sentir quando a gente está triste, sofrendo, mas muitas vezes nós não conseguimos perceber quando eles (animais) estão com fome, frio ou sentindo dor”, disse Miranda.

Para a médica veterinária Amanda Lopes a luta pela causa animal vem crescendo nos últimos anos em Mariana, mas, segundo ela, há ainda um longo caminho a percorrer. A veterinária também aposta na conscientização para que os casos de maus tratos diminuam no município. “Eu acredito que, com a conscientização, a gente consegue melhorar bastante a situação dos animais no município, principalmente no que tange aos maus tratos, pois um planejamento bem feito antes de se adotar um animal pode evitar que ele sofra algum tipo de violência”, salientou Amanda.

Quem também defende mais ações educativas para que as pessoas possam estar mais conscientes sobre a adoção de um animal é o presidente da ONG Cãodomínio, Jairo Nascimento. “Um trabalho que temos feito na ONG Cãodomínio é realizar uma entrevista com as pessoas. Nesta semana, deixamos de realizar duas adoções porque queriam deixar os animais na corrente”, destacou Nascimento.

Dia Nacional dos Animais

A data 14 de março é dedicada ao Dia Nacional dos Animais. Para a médica veterinária Luciana Sales, muito mais que uma data comemorativa, o dia é de reflexão, pois apesar dos avanços que protegem os animais e o fortalecimento da causa, segundo ela, existe uma grande dívida com os animais. “O que acontece diariamente, a todo momento, seja na rua, seja na casa do vizinho ou de um parente, seja em um quintal, pode haver um animal passando por uma situação de maus tratos”, ponderou a médica veterinária.

A vereadora Sônia Azzi (DEM) destacou que a pauta sobre os animais encontrou apoio e espaço no Legislativo marianense. A parlamentar disse que é preciso avançar ainda mais com este tema, principalmente quando se trata de adoção. “A pessoa que adota um animalzinho deve fazer  o faça com consciência, porque não adianta levar para casa e depois abandonar”, pediu a vereadora.

Debater este assunto nas escolas é uma ferramenta importante no processo de conscientização da sociedade marianense, salientou o vereador Marcelo Macedo (MDB). “É um desafio muito grande. Já avançamos mas é preciso caminhar ainda mais para que as pessoas possam se conscientizar sobre os direitos dos animais”, lembro Macedo.