PROSAI é apresentado para a Câmara de Mariana

O Programa de Segurança Alimentar para Idoso – PROSAI – foi apresentado para os vereadores de Mariana durante a reunião da Comissão Permanente de Participação Popular. A responsável pelo programa em Mariana, Kathlin Procópio, agradeceu o convite do vereador Manoel Douglas – Preto do Cabanas (PV) – e destacou a importância desta ação no município.

O PROSAI, criado em 2020 pela ONG Pharos, é um programa que visa auxiliar idosos em situação de vulnerabilidade social para que eles tenham o direito ao acesso a uma alimentação saudável. “Em 2021, o PROSAI expandiu a sua geografia e chegou em Minas e agora também na cidade de Mariana”, explicou Kathlin.
De acordo com a representante do PROSAI em Mariana, atualmente no Brasil existem milhares de pessoas com mais de 60 anos e que ganham menos do que um salário mínimo. Isso faz com que o acesso a alimentação saudável, que garante mais saúde e qualidade de vida, seja um problema social grave em todo país. Em Mariana o programa já atende duas idosas que vivem na Vila Luiza de Marillac. “No município marianense pretendemos auxiliar a erradicar a situação de vulnerabilidade dos idosos perante a segurança alimentar”, salientou.
Após um levantamento, a partir de dados coletados na Secretaria de Desenvolvimento Social, o PROSAI de Mariana pretende atender cerca de três mil idosos com cestas alimentícias equilibradas, prioritariamente definidas por meio de orientação nutricional e assistência gerontológica das instituições a serem atendidas pelo programa. “Somos um projeto totalmente voluntário e a gente consegue nutricionistas que trabalham voluntariamente na montagem dessas cestas alimentícias equilibradas, de acordo com a necessidade dos idosos, e a partir daí a gente busca parceiro para a doação dos alimentos ou doação financeira para que possamos comprar esses alimentos”, ressaltou a representante do programa em Mariana.
O presidente da comissão de Participação Popular da Câmara, vereador Manoel Douglas – Preto do Cabanas – parabenizou a iniciativa do PROSAI em Mariana e sugeriu a participação da Prefeitura de Mariana nesta ação. “Tem como a gente buscar mais apoio do município, pois acreditamos que o Executivo municipal possa abraçar ainda mais essa causa”, pediu Preto.