Legislativo de Mariana reúne-se com a Cedro Mineração, em Nova Lima.

No dia 18 de maio de 2022, vereadores da Câmara de Mariana dirigiram-se à sede da Cedro Mineração, em Nova Lima, para conhecer a proposta e os serviços prestados pela empresa. A Cedro, criada no final de 2017, é uma mineradora atuante na área de extração, beneficiamento e comercialização do minério de ferro. Ela iniciou suas atividades na Mina do Gama, no Município de Nova Lima, e começará a minerar no município de Mariana em breve.

A mina do grupo Cedro está em fase avançada na cidade de Mariana e poderá produzir diversas toneladas de minério de ferro. “Estamos começando com a mineração a seco e sem utilização de barragens e sem qualquer necessidade de impactos. É uma operação sustentável, com minério de alta qualidade em uma região com vocação para a mineração”, destacou o sócio fundador da empresa, Guilherme França.

De acordo com o representante da mineradora, a Cedro está sendo bem recebida pela comunidade e pelos trabalhadores, mesmo antes de começar suas operações. Ele ressaltou os serviços sociais que a empresa está realizando em Mariana, como o cinema na cidade, parceria com cinco escolas municipais para o fomento da leitura e patrocínio na área do mountain bike.

Os vereadores presentes ficaram surpresos com a atuação da empresa na região. O vereador Fernando Sampaio de Castro (PSB) pontuou que a apresentação realizada pela empresa deu conhecimento às ações que já estão sendo praticadas no município. O vereador José Sales de Souza (PDT), conhecido como Zé Sales, pediu informações se há previsão de investimentos a longo prazo. O parlamentar evidenciou a necessidade de investimentos em projetos sociais e pediu diversos esclarecimentos.

O vereador Marcelo Monteiro Macedo (MDB) reforçou a importância da realização de uma agenda mensal com a Cedro, conforme solicitado no Requerimento nº 55/2022 de sua autoria, aprovado em Plenário no dia 02 de maio. De acordo com o parlamentar, a reunião oferecerá transparência e mostrará os feitos da empresa no município.

Guilherme França vê com bons olhos a parceria com o Poder Legislativo. “Isso é fundamental e importante justamente porque a gente precisa que todos nos conheçam. Queremos continuar trazendo esse bom relacionamento no dia a dia, com todos os vereadores e a prefeitura”, destacou.

O prefeito Juliano Vasconcelos Gonçalves, conhecido popularmente como Juliano Duarte (CIDADANIA), avalia positivamente a chegada da Cedro à Mariana. “Tem uma grande importância, primeiramente pela geração de emprego diretos. São 350 empregos diretos gerados", destacou o chefe do Executivo. "Também para o aumento da receita do município, que permitirá à prefeitura investir em políticas públicas e projetos para a comunidade. Então, a gente vê com boa expectativa a vinda da empresa e vamos cobrar uma mineração responsável e um apoio direto à comunidade local", pontuou.

A visita também contou com a presença dos vereadores Ediraldo Arlindo De Freitas Ramos (Pinico), do AVANTE; Gilberto Mateus Pereira (Tikim Mateus), do CIDADANIA; José Antunes Vieira (Zezinho Salete), do MDB; Manoel Douglas Soares Oliveira (Preto), do PV; Maurício Antônio Borges Andrade e Silva (Maurício Da Saúde), do AVANTE; e o Ricardo de Miranda Thomaz, do REPUBLICANOS.