Escritora marianense lança obra sobre a Câmara de Mariana

A importância histórica e política da Câmara Municipal de Mariana é destacada na obra literária "No Laboratório da Nação", da escritora marianense Kelly Eleutério Machado Oliveira. A apresentação da obra aos vereadores foi feita na reunião ordinária desta segunda-feira (30).

Neta do ex-vereador Mário Ramos Eleutério, Kelly Oliveira, desde criança, sempre teve contato com a política e foi essa curiosidade sobre as atividades legislativas de seu avô que nasceu a sua obra, a partir da sua tese de mestrado. “Não é um livro recente, mas fruto de um trabalho antigo, que foi concluído na minha dissertação de mestrado. Não poderia deixar de registrar aqui que a maior inspiração para eu enveredar por esse caminho da história política foi, sem sombras de dúvidas, o meu avô Mário Ramos Eleutério”, disse a escritora.

Para o vereador José Antunes Vieira – Zezinho Salete (MDB) – a obra tem uma grande relevância histórica, social e política, não só para a cidade de Mariana, mas para o Brasil, uma vez que ela traz um recorte temporal da primeira Casa Legislativa de Minas em um momento de grandes decisões que afetaram diretamente um país que surgia após ser colônia. “É, com certeza, uma nobre obra, pois conta a história da nossa Câmara Municipal, que foi palco de importantes decisões que marcaram positivamente a nossa história”, destacou Salete.

O presidente da Câmara, vereador Ronaldo Alves Bento (PSB), parabenizou a escritora pela obra e sugeriu que o livro "No Laboratório da Nação" seja lançado oficialmente no próximo dia 04 de julho, aniversário de instalação da primeira Casa de Leis de Minas Gerais, quando acontecem as outorgas das medalhas do Mérito Legislativo e dos títulos de Cidadania Honorária. “A obra nos traz um rico legado dos nossos antecessores, nos impulsiona a continuar com o nosso trabalho incansável em prol da real melhoria da qualidade de vida da população marianense. E ter esse livro lançado no aniversário da Câmara nos enche de alegria e orgulho”, salientou Bento.