Câmara recebe novos diretores da Fundação Renova

Reuniões de Comissões

Na manhã da última quarta-feira, 22, a Câmara de Mariana recebeu, para apresentação, a nova diretoria da Fundação Renova. A reunião aconteceu no plenário da Casa Legislativa com a presença dos vereadores, que colocaram em pauta e discutiram pontos referentes as ações de compensação e reparação, referente ao rompimento da barragem de Fundão, por parte da fundação.

Após abertura da palavra pelo presidente Juliano Duarte, a coordenadora de relacionamento institucional de Mariana e Alto do Rio Doce Lígia Pereira, apresentou a nova diretoria, representadas pelo diretor de comunicação, diálogo, relacionamento institucional e estratégias integradoras, Flávio Chantre, e pelo gerente geral de reparação integrada de reassentamentos, Luiz Antônio Ferraro. O novo diretor geral da Fundação Renova, Roberto Federici, não esteve presente.

Os novos diretores se apresentaram e falaram sobre as últimas ações desenvolvidas pela fundação, que atuam em frentes de trabalho nos novos reassentamentos de Bento Rodrigue e Paracatu de Baixo. Atualmente, de acordo com Ferraro, as obras mobilizam 5500 trabalhadores nas construções, que começam, especificamente em Bento Rodrigues, a ser entregues em dezembro deste ano.
Solicitações como: liberação de estrada que dá acesso ao distrito de Santa Rita, uma maior aproximação das comissões legislativas por parte da Renova, uma tratativa de compensação e reparação mais direta com os atingidos – citando o modo de trabalho realizado na cidade de Brumadinho – e desenvolvimento de projetos para dar suporte aos  trabalhadores quando findadas as obras, foram pontos abordados e bastante discutidos.

“Precisamos da elaboração de um programa que apoie diretamente o retorno desses trabalhadores para os seus lugares de origem. Hoje, temos funcionários que conseguiram emprego em nosso município, mas não conseguiram acesso à moradia devido aos altos preços dos alugueis, que se encontram em situação de rua. Temos que pensar em medidas para que a nossa cidade não seja impactada quando os contratos forem finalizados. Essa é uma preocupação social que está em nossa porta”, disse o presidente Juliano Duarte (Cidadania).
Ambos os diretores acolheram os pedidos e refirmaram o compromisso de manter o relacionamento estreito com a Casa Legislativa.
Estiveram presentes na reunião, o analista de relacionamento institucional de reassentamento, Raphael D’Ângelo e a analista de relacionamento institucional de Mariana e Alto Rio Doce, Larissa Brandão.