Notícias

Câmara de Mariana reúne elementos devocionais da Capela de Nosso Senhor dos Passos para visitação da comunidade

Informativo
1403
4

Por Larissa Viana.

 

Como forma de valorização e preservação do patrimônio cultural marianense, a Câmara Municipal de Mariana disponibilizou as peças da Capela de Nosso Senhor dos Passos para visitação pública. O acervo é composto por elementos devocionais, entre eles, oratórios, genuflexório, e imagens de Nosso Senhor dos Passos, São Jorge e de Nossa Senhora. Eles estão reunidos em uma instalação artística no Centro de Atenção ao Turista (CAT), localizado na Rua Direita, n° 91. 


A visita pode ser realizada de segunda a sexta-feira de 8h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados de 8h às 15h. Os itens expostos são oriundos da capela anexa ao prédio histórico da Câmara, que atualmente está em processo de restauração.


O servidor de carreira do departamento de Patrimônio do legislativo municipal, Francisco Lima, ressalta a importância dessa ação. "A partir dessas instalações, a comunidade se apropria da ideia de pertencimento e a Câmara mostra como preservar os seus bens", pontua.


Desde março de 2021, a Câmara conta com uma comissão responsável pelo acompanhamento das obras de restauração do prédio da Casa de Câmara e Cadeia e salvaguarda dos bens móveis. Nomeada pela Portaria nº 76, ela é composta pelos vereadores Marcelo Macedo (MDB), Edson Agostinho (CIDADANIA), Manoel Douglas (PV), Fernando Sampaio (PSB) e pelo representante dos servidores efetivos, Francisco Lima.


A CAPELA

 

Segundo pesquisa histórica realizada pelo Departamento de Patrimônio da Câmara, a Capela de Nosso Senhor dos Passos, também conhecida como Capela de São Jorge, foi construída em substituição a outra que existia em frente a Cadeia Velha. No espaço não há mais uso religioso e o local foi tombado pelo IPHAN para proteção integral, preservação e difusão do bem cultural material. 

 

Foto: Raissa Alvarenga.

Fotos