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Mais de 400 carteiras de identidade foram emitidas em agosto pelo CAC

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Por Marina Ferreira.


O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara de Mariana registrou 469 emissões de carteiras de identidade no mês de agosto. Os agendamentos passaram a ser online a partir do mês de junho deste ano, com o objetivo de priorizar a praticidade, principalmente em relação à mobilidade das pessoas, que antes precisavam se dirigir ao CAC apenas para realizá-los. A média de emissões é a mesma de quando os agendamentos eram feitos presencialmente, que acontecem na Câmara Municipal desde julho de 2010. 


O cidadão interessado em emitir seu documento de identificação pode agendar seu horário no site www.cidadao.mg.gov.br ou no aplicativo CIDADÃO MG, sendo possível acessar também pelo celular. Um dia antes do atendimento, ele receberá uma ligação para ser comunicado sobre as informações necessárias, como documentação e endereço. Caso não haja possibilidade de acesso à internet para realizar o agendamento, ele pode se dirigir ao Posto de Identificação para ser auxiliado. No entanto, é necessário se atentar à documentação ou à ausência de todos os dados necessários no momento de agendar, o que pode ocasionar pendências no sistema e adiar a emissão do documento. 


Embora tenham sido emitidas mais de 400 carteiras neste mês, um total de 814 atendimentos foram agendados. Danielle Gandra, Chefe de Seção do Posto de Identificação CAC Mariana, afirmou que essa diferença entre os números de emissões e de agendamentos pode se dar por inúmeros fatores, como não desmarcação do horário e não comparecimento, apresentação de documentação incorreta no local ou falta de dados no momento de agendar, no site ou aplicativo. 


Gandra afirmou ainda que, caso todos comparecessem devidamente nos horários marcados, a média poderia ser de 700 emissões por mês, no mínimo. Ela acrescenta: “Só não é maior pois há muitas pendências no sistema, principalmente pela questão criminal. Isso dificulta um pouco o andamento da emissão", e alerta que, nos casos de desmarcação do horário e não comparecimento, o indivíduo pode ter o CPF bloqueado no site por um período de 30 dias e é feita a substituição no atendimento, priorizando quem está mais disponível para ser atendido naquele momento. 


A carteira de identidade, que consta foto, assinatura, impressão digital e o número do Registro Geral (RG), é fundamental para que o cidadão seja reconhecido e devidamente individualizado. Para mais informações, ligue (31) 3557-6210 ou compareça ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na rua Hélvio Moreira de Moraes, 358, Vila do Carmo. 


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