Notícias

Câmara de Mariana debate segurança nas escolas do município

Atividades da Câmara
4254
4

  

Por Ana Júlia Portela

Na tarde do dia 17 de abril, atendendo solicitação de todos os vereadores, a Câmara realizou uma reunião intersetorial para debater a segurança nas escolas municipais, estaduais e particulares de Mariana.

Além dos vereadores, o encontro contou com a presença de representantes do Executivo; de profissionais da educação - entre eles, a secretária de Educação, Elizete Fernandes, e o superintendente regional de Educação de Ouro Preto, Fabrício Nepomuceno; e também da Segurança Pública, como a secretária de Segurança Pública, Capitã Maria Marta Guido, o delegado da Polícia Civil, Cristiano Castelucci, e o tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Luciano Pinheiro.

Durante a sessão, foram debatidas soluções para aumentar a segurança dentro das escolas, devido aos recentes ataques ocorridos no país. Alguns profissionais da educação foram ouvidos e relataram casos de agressão ocorridos dentro das instituições que acabaram não sendo atendidos por parte da polícia ou da guarda municipal. Os profissionais também opinaram sobre medidas para aumentar a segurança de maneira mais rápida e eficaz.

Os vereadores fizeram alguns pedidos, como a instalação de “botões de pânico” nas escolas, o aumento da frota da Guarda Civil Municipal e a presença de guardas armados nas portas das unidades de ensino, além da reativação da Casa do Professor. O presidente da Câmara, Fernando Sampaio, solicitou que a equipe da secretaria de Segurança Pública visite todas as escolas para uma avaliação das condições de segurança e elaborem um relatório. 

O chefe do Poder Legislativo também nomeou uma Comissão Especial para acompanhar as tratativas dos assuntos relacionados à segurança nas escolas e creches do município, além de receber as proposições para promoção dos debates. A Comissão é formada pelos vereadores Juliano Duarte, José Antunes - Zezinho Salete e Ronaldo Bento. 

A Comissão Especial também é composta pela secretária de Educação, Elizete Fernandes; representantes do Conselho Municipal de Educação, do Direito na Rede Municipal de Ensino, de pais da Rede Municipal de Ensino, das escolas particulares de Mariana, dos pais da rede particular de ensino, da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, da Rede Estadual de Ensino, de pais da Rede Estadual de Ensino, da Polícia Militar, da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil. 

A reunião pode ser assistida na íntegra pelo site da Câmara, Facebook e Youtube.

Fotos: Ana Júlia Portela

Fotos