Centro de Atendimento ao Cidadão participa de ação promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania

Por: Matheus Camargos

No último sábado (03), o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Mariana, esteve presente no evento “CRAS Cabanas Itinerante: promoção, prevenção e lazer para a comunidade!”. A ação integrada aconteceu na Arena Badaró e foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania com a finalidade de atender a população da Cidade Alta através da promoção de atividades educativas, sociais e de lazer.

Por iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), várias atividades foram disponibilizadas aos moradores dos bairros pertencentes a Cidade Alta: Vale Verde, Cartuxa, Santa Rita de Cássia, Santa Clara e Cabanas. O CAC participou confeccionando documentos de identidade aos cidadãos que, previamente, agendaram para iniciar o processo de produção do registro que busca comprovar a identificação de uma pessoa física. “Foi muito importante a participação do CAC nesse projeto do CRAS Cabanas, pois possibilitou o acesso mais fácil do cidadão para emissão da carteira de identidade. Visto que, o documento de identidade é um símbolo de cidadania e pertencimento. Ele representa a conexão de uma pessoa com sua comunidade”, declarou a coordenadora do CAC, Danielle Gandra.

Pessoas em frente a computador

Descrição gerada automaticamente

Foto: Bruno Willens

O CAC concedeu atendimento a 70 pessoas que foram agendadas pelo Centro de Referência, do bairro Cabanas, para iniciarem a confecção do principal documento de identificação nacional. Além disso, atendeu também a população que gostaria de iniciar o processo de produção, com a realização do pré-agendamento dos interessados em emitir o documento.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Daniely Alves, pontuou a importância do evento para a efetiva integração da população residente nos bairros da Cidade Alta, território que o CRAS Cabanas atende. “Gostaria de parabenizar [a equipe do CRAS Cabanas] pela organização e mobilização. Foi através do trabalho deles, de trazer esse espaço de convivência, que precisa ser fortalecido entre a comunidade, que realizamos, hoje, o CRAS Itinerante. Justamente como forma de promoção de serviços sociais e de estar próximo da comunidade”, declarou a representante do Poder Executivo.

Homem falando no celular

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Foto: Matheus Camargos

Para os interessados em emitir o documento e que não puderam comparecer na ação, o agendamento permanece disponível através do site cidadao.mg.gov.br. Basta informar os dados pessoais: nome, data de nascimento, telefone e e-mail; e escolher um horário para comparecer à unidade escolhida na data e horário agendados. Para mais informações, ligue (31) 3557-6210.