Notícias

Câmara de Mariana empossa o prefeito Celso Cota e o vice-prefeito Cristiano Vilas Boas, eleitos em 2020

Sessões Solenes
5193
6
Vice-prefeito e prefeito fazem juramento de posse.

 

Durante a sessão, o vereador Edson Agostinho retornou à presidência da Câmara e o suplente Gilberto Mateus encerrou o mandato parlamentar

 

Por Livia Salles 

Na noite desta sexta-feira (18), aconteceu no Plenário do prédio histórico da Casa de Câmara a cerimônia de posse do prefeito eleito, Celso Cota (MDB), e do vice-prefeito, Cristiano Vilas Boas (PT). Durante a cerimônia, houve também o encerramento do mandato do vereador Gilberto Mateus, suplente pelo partido Cidadania, e a recondução do vereador Edson Agostinho Carneiro - Leitão à presidência da Câmara. 

 

Eleitos para a Legislatura 2021-2024, os vereadores que assumiram a presidência da Câmara Municipal de Mariana nesse período exerceram interinamente o cargo de prefeito, no aguardo da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estiveram à frente do Executivo os vereadores Juliano Vasconcelos Gonçalves - Juliano Duarte (Cidadania), de janeiro de 2021 a junho de 2022; Ronaldo Alves Bento (PSB), junho de 2022 a dezembro de 2022; além de Edson Agostinho, que esteve como prefeito de janeiro deste ano até agora. Com a decisão do TSE, no dia 17 deste mês, ficou determinada a posse imediata da chapa eleita. Assim, Celso Cota passa a representar o poder Executivo de Mariana a partir de hoje. 

 

A Mesa Diretora da Câmara retoma sua formação de origem, eleita para o biênio 2023-2024, e é composta pelo presidente Edson Agostinho Carneiro - Leitão; pelo vice-presidente Fernando Sampaio de Castro; pelo Primeiro Secretário Manoel Douglas Soares Oliveira - Preto; e pelo Segundo Secretário José Antunes Vieira -  Zezinho Salete. 

 

Com o retorno do vereador Edson Agostinho à Câmara, o suplente Gilberto Mateus - Tikim que é filiado ao mesmo partido, encerrou o mandato parlamentar. Tikim também ocupou a cadeira no Legislativo enquanto o vereador Juliano Duarte esteve à frente do Executivo. Já o PSB foi representado por Pedro da Paixão Sousa no período em que o vereador Ronaldo Bento atuou como prefeito.

 

Em seu discurso de posse, o prefeito Celso Cota reforçou o seu compromisso em investir "em todas as pastas: Saúde, Educação, Segurança, Cultura e todas as outras. Vamos trabalhar para o povo". O vice-prefeito Cristiano Vilas Boas completou: "não vamos governar apenas para os que votaram em nossa chapa, vamos governar para todo mundo".

 

O vereador Fernando Sampaio ao reconduzir Edson Agostinho Carneiro - Leitão à presidência, declarou a necessidade de colocar os marianenses à frente das questões políticas e partidárias para que o mandato possa ser finalizado visando o bem da população.

 

Já Gilberto Mateus - Tikim, ao se despedir da Câmara, manifestou sua gratidão pelo período de vereança. "Estou triste em deixar de ser vereador, pois sempre trabalhei muito, mas entendo e torço sempre para o melhor de todos nós", ressaltou o ex-vereador.

 

A sessão solene está disponível no site da Câmara de Mariana e nas páginas do Legislativo marianense no Facebook e YouTube.

Fotos: Mariana Hermidas