Notícias

Saúde da mulher e Casa de Apoio são temas de reunião da Câmara de Mariana

Sessões Plenárias
4599
3

Vereadores requerem informações sobre emenda destinada à compra de aparelho de mamografia e sobre funcionamento da Casa de Apoio em BH 

Por: Vitória Lopes 

Vereador Ronaldo Bento fala sobre a Casa de Apoio

Durante a 26ª Reunião Ordinária da Câmara de Mariana, realizada na tarde da última segunda-feira (4), o Plenário aprovou o Requerimento nº 318/2023, de autoria do vereador Juliano Duarte (CIDADANIA), que solicita informações sobre a destinação da emenda impositiva para a compra de um aparelho de mamografia para o município. A aquisição do equipamento prevê benefícios para a população local. De acordo com o vereador, mais de 300 mulheres precisam se deslocar para cidades próximas, como Itabirito, para realizarem o exame. O aparelho seria instalado na Casa Rosa, localizada na Rua Dom Viçoso, no Centro de Mariana. 

Os recursos são provenientes da emenda do Deputado Estadual Noraldino Júnior (PSC), que está disponível no Fundo Municipal de Saúde, no valor de R$ 794 mil. A emenda também prevê a aquisição de um aparelho de ultrassom, outro de endoscopia e a compra de uma ambulância do tipo furgão. O parlamentar ressalta que o recurso está no município desde 2022 e, por isso, solicita sua utilização para atender a população marianense. 

Vereador Juliano Duarte 

 

Outra pauta discutida foi sobre a Casa de Apoio localizada em Belo Horizonte, que teve novo endereço inaugurado em julho deste ano para receber pacientes de Mariana que estão em tratamento hospitalar, realizando exames ou consultas na capital.  O vereador Ronaldo Bento (PSB) destacou que, no dia 1º deste mês, o local ficou fechado por aproximadamente duas horas devido à falta de pagamento aos funcionários, sem que isso tivesse sido previamente informado ao município, deixando pacientes esperando na porta da Casa. Para esclarecer a situação, foi agendada uma reunião no Plenário da Câmara para o dia 12 de setembro para discutir o assunto.

 

NOVA COMISSÃO - Na mesma reunião, foram nomeados os membros da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor. A comissão foi instituída ano passado e em sua primeira formação será composta pelos vereadores Pedro Ulisses “Pedrinho Salete” (CIDADANIA), Ronaldo Bento e Ricardo Miranda (REPUBLICANO). Como suplentes, foram nomeados os vereadores Zé Sales, Adimar Cota (CIDADANIA) e José Antunes “Zezinho Salete” (MDB). 

LICENÇA - O vereador Marcelo Macedo (MDB) anunciou que assumirá  a Secretaria de Governo. Com a licença do parlamentar, a primeira suplente do partido, Beth Cota, será empossada para cumprir mandato como vereadora no legislativo marianense. Marcelo 

participará da próxima reunião ordinária, que ocorrerá dia 11 de setembro, às 16h, e transmitirá o assento para Beth em seguida, às 18h.

 

 

Vereador Marcelo Macedo 

Fotos Mariana Hermidas

Fotos