Emissão da Carteira de Identidade

1) Agendar Atendimento

Para agendar o atendimento é necessário entrar em contato com o Centro de Atendimento ao Cidadão- CAC, através do número (31) 3557-6210. O agendamento é feito para o dia seguinte.
Obs: Para emissão da 2ª via da Carteira de Identidade, é necessário entrar em contato com antecedência para verificar a Liberação Individual de Digital.

2) Documentação necessária
Documentação 1ª VIA (GRATUITA)
Solteiros: Certidão de nascimento;
Casados: Certidão de casamento;
Divorciados/Desquitado/Separado: Certidão de casamento com averbação;

1 - Certidão original ou cópia autenticada.
2 - Duas fotos 3x4 - recentes (registradas há 6 meses, no máximo) e identificar a pessoa do requerente.
Em relação às fotos é preciso se atentar: elas precisam ser tiradas de frente, com fundo branco, impressas em papel fotográfico, não podendo ser feitas com qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné), nem com óculos de sol. Serão admissíveis as coberturas que compõem hábitos religiosos que façam parte do uso quotidiano do portador, ou em razão de motivos de saúde;
3 - CPF original (opcional);
4 -  PIS/PASEP original (opcional)

ATENÇÃO: Pessoas que possuem RG de outro Estado, será a 1ª via da Carteira de Identidade em Minas Gerais.

Documentação 2ª VIA
Solteiros: Certidão de nascimento;
Casados: certidão de casamento;
Divorciados/Desquitado/Separado: Certidão de casamento com averbação;

1 - Certidão original ou cópia autenticada.
2 - Duas fotos 3x4 - Recentes Recente (registrada há 6 meses, no máximo) e identificar a pessoa do requerente.
3 - CPF original (opcional);
4 -  PIS/PASEP original (opcional)
5 - DAE (Documento de Arrecadação Estadual) pago no valor de R$ 78,88 (Somente em caso de 2ª via e demais vias. A 1ª via é gratuita);
Realizar pagamento da taxa de segurança pública antes de iniciar o serviço.
- Emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), selecionando o serviço “CÉDULA DE IDENTIDADE – 2ª VIA”. Ou pegar o documento físico no Posto de Identificação CAC que fica localizado na Câmara Municipal de Mariana.

Documentos opcionais que podem ser incluídos na Carteira de Identidade
Desde que o interessado o solicite, a Carteira de Identidade poderá conter os números de inscrição do titular no Programa de Integração Social - PIS ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP e no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF.
A inclusão dependerá, exclusivamente, da apresentação dos respectivos documentos comprobatórios.