
O prazo para se inscrever no Concurso Público da Câmara Municipal de Mariana foi prorrogado. As inscrições poderão ser realizadas até às 16h do dia 13 de maio de 2025 (terça-feira), no site do Instituto Consulplan
O CAC recebeu o casal Ademir Tito Messias, 56 anos, e Zélia Aparecida dos Reis Messias, de 52. Pela primeira vez, após mais de cinco décadas de vida, eles fizeram a emissão da Carteira de Identidade.
Colecionador de histórias e ferramenta para a construção de uma sociedade igualitária. Estas são apenas algumas das principais características do Centro de Atendimento ao Cidadão, o CAC, da Câmara Municipal de Mariana. Prova disso é que, nesta segunda-feira, 19, o setor recebeu o casal Ademir Tito Messias, 56 anos, e Zélia Aparecida dos Reis Messias, de 52. Pela primeira vez, após mais de cinco décadas de vida, eles fizeram a emissão da Carteira de Identidade.
“É muito emocionante, tínhamos outros documentos, mas a primeira Carteira de Identidade, com certeza, vai ficar marcada e vou cuidar dela com muito carinho”, ressalta Zélia. Ela e o marido são do município do centro-leste de Minas Gerais, Alvinópolis, que fica há duas horas de distância de Mariana (aproximadamente 124km). O casal vive na Fazenda Florinda, zona rural da cidade, e nunca sentiu necessidade de ter o documento já que, segundo eles, a Certidão de Nascimento e o CPF eram suficientes para as atividades burocráticas na comunidade.
Mas tudo mudou nos últimos meses. Zélia e o marido foram até uma unidade do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, para solicitar o benefício da aposentadoria. Mas, por questões técnicas, não poderiam fazê-lo até que apresentassem a Carteira de Identidade. Por isso vieram ao CAC Mariana para a emissão dos documentos. “Viemos por necessidade e achei que seria algo mais complicado, mas não. Fomos muito bem atendidos e em poucos minutos já estava tudo resolvido”, comemorou, Ademir, trabalhador rural orgulhoso com o documento em mãos.
Serviços – O CAC Mariana atende, em média, 500 pessoas por mês. Para retirada da primeira via do documento é necessário fazer o agendamento pelo telefone (31) 3557-6210 e levar duas fotos 3x4 recentes, certidão de nascimento original (solteiros), certidão de casamento original (casados) e, em caso de menores, estar acompanhado dos pais ou representantes legais (com documento de guarda, tutela ou curatela). Já nos casos de segunda via, além dos documentos acima, é necessário que o interessado emita, pague e apresente o comprovante do Documento de Arrecadação Estadual, o DAE, no valor de R$ 71,86, que pode ser retirado na unidade, entre 7h30 e 18h, ou também pode ser emitido pelo link https://www.mg.gov.br/servico/emissao-da-carteira-de-identidade-2a
O prazo para se inscrever no Concurso Público da Câmara Municipal de Mariana foi prorrogado. As inscrições poderão ser realizadas até às 16h do dia 13 de maio de 2025 (terça-feira), no site do Instituto Consulplan
Com edições agendadas até novembro deste ano, a iniciativa disponibiliza vagas extras para emissão do documento
O Projeto de Lei nº 58/2024 da LDO 2025 ocorrerá no Centro de Convenções, a partir de 18h
O projeto foi votado na 12ª Reunião Ordinária, realizada no dia 22/04, quando também foram aprovadas as contas públicas do exercício de 2017 e a regulamentação do uso do Terminal Turístico para eventos.
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PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
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TELEFONE
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DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
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