
O prazo para se inscrever no Concurso Público da Câmara Municipal de Mariana foi prorrogado. As inscrições poderão ser realizadas até às 16h do dia 13 de maio de 2025 (terça-feira), no site do Instituto Consulplan
Câmara de Mariana outorgou os diplomas de Mérito Educacional Professora Naná Moysés, Mérito Cultural Padre José Dias Avelar, Mérito Social Monsenhor Vicente Diláscio e Mérito Racial Dom Silvério Gomes Pimenta. Ao todo, 20 pessoas e entidades foram homenageadas com as honrarias.
Uma cerimônia pautada pelo reconhecimento por aqueles que dedicam suas vidas e trajetórias profissionais a transformarem a sociedade. Foi assim a noite da última sexta-feira, 25, no Cine Teatro Municipal, quando a Câmara de Mariana outorgou os diplomas de Mérito Educacional Professora Naná Moysés, Mérito Cultural Padre José Dias Avelar, Mérito Social Monsenhor Vicente Diláscio e Mérito Racial Dom Silvério Gomes Pimenta. Ao todo, 20 pessoas e entidades foram homenageadas com as honrarias.
O vereador João Bosco Cerceau Ibrahim (PP) discursou em nome do Legislativo Marianense. O edil, que também é professor, fez questão de destacar a luta e dificuldades enfrentadas pela categoria. “A classe que pertenço, de professores, está sendo muito pouco valorizada em Minas Gerais, então essa homenagem vem para engrandecer essas pessoas que lutam para o bem comum de ensinar os filhos das famílias marianenses. Isso é muito importante, pois um professor dentro de sala de aula é a segunda família de uma criança”, destacou o parlamentar.
A Câmara agraciou quinze educadores, entre professoras e professores, com o Mérito Educacional Professora Naná Moysés, reconhecidos por seus vereadores patronos. São eles: Cíntia Cristina da Silva; Cristiane Aparecida Araújo Viana; Danival Martins Pereira, Décio Gabriel Soares; Hormelina Maria Oliveira; Ilma Vicentina Tavares Ferreira; Joana D’Arc Ferreira Alves de Lima; José Benedito Donadon Leal; José Wallace Lopes Martins de Oliveira; Maria de Fátima Oliveira e Silva; Maria Luiza Reis Almeida Oliveira; Rogério Pedrosa Gerçossimo; Rosaura Fonseca; Solange do Carmo Oliveira Silva; e Sônia Sartori Soares Miranda. A condecoração foi criada pela Lei nº 2.301, no ano de 2009, tendo como patronesse a marianense Geralda Ignez Moysés Marques da Silva e presta tributo aos mestres que contribuíram e contribuem para o cenário da educação na cidade e estado. A professora Sônia Sartori discursou em nome dos educadores homenageados e destacou o reconhecimento como forma de estímulo para o dia a dia do ensino. “Nós estamos formando cidadãos para a sociedade, preparando eles. Quando se tornarem profissionais, nós já fizemos parte da história deles. Então, para mim, essa é uma honra muito grande”, destaca Sônia.
Receberam o Mérito Cultural Padre José Dias Avelar, criado pela Lei nº 1.351/1988, a Orquestra e Coro Mestre Vicente, representados por José Silvério Araújo Dutra, e a Biblioteca Pública Municipal Benjamim Lemos, representada pela professora Patrícia Ferreira dos Santos Silveira, coordenadora da Casa do Professor, Acervos e Difusão Cultural da Secretaria Municipal de Educação de Mariana. Já o Mérito Social Monsenhor Vicente Diláscio, criado pela Lei nº 1.980/2006, foi entregue a Solange Ribeiro dos Santos Reis e a Wilton Ferreira dos Santos, o “Baiano”. Patrícia Silveira falou em nome destes homenageados. Segundo ela, “o legislativo está fazendo sua memória (aos patronos dos méritos), não deixando isso se perder, isso tem um potencial muito grande como multiplicador de mais ações positivas na sociedade para fermentar as boas práticas e atitudes”.
O Mérito Racial Dom Silvério Gomes Pimenta, criado pela Lei nº 2.527/2011, foi entregue a Aída Ribeiro Anacleto. A homenageada, que atualmente é presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial (COMPIR), fez questão de ressaltar a necessidade de lutar pela igualdade de direitos, “seja na sociedade, nas faculdades, ou onde cada um achar que é de direito”.
Fotos/Créditos: Ascom/CMM
O prazo para se inscrever no Concurso Público da Câmara Municipal de Mariana foi prorrogado. As inscrições poderão ser realizadas até às 16h do dia 13 de maio de 2025 (terça-feira), no site do Instituto Consulplan
Com edições agendadas até novembro deste ano, a iniciativa disponibiliza vagas extras para emissão do documento
O Projeto de Lei nº 58/2024 da LDO 2025 ocorrerá no Centro de Convenções, a partir de 18h
O projeto foi votado na 12ª Reunião Ordinária, realizada no dia 22/04, quando também foram aprovadas as contas públicas do exercício de 2017 e a regulamentação do uso do Terminal Turístico para eventos.
Acesse o contato direto de cada departamento do Legislativo
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00