Câmara realiza encontro para debater impactos da mineração na região da Vargem

Os impactos da mineração nas comunidades próximas ao sub-distrito da Vargem foi um dos temas de debate durante a Reunião Ordinária, remota, da Câmara de Mariana nesta segunda-feira (08). Um requerimento, aprovado por unanimidade, convida a empresa Hindalco do Brasil, responsável pela extração de minério de bauxita, e representantes da Prefeitura de Mariana para um encontro. Na pauta os impactos nas estradas vicinais da região da Vargem e ações compensatórias nestas comunidades, como contrapartida pela exploração deste minério.

Um dos autores do requerimento, vereador Edson Agostinho de Castro Carneiro – Leitão – (CIDADANIA), disse que o tráfego de caminhões pesados nesta região aumentou consideravelmente nos últimos meses, causando estragos nas estradas, além de colocar em risco a integridade física das pessoas que utilizam diariamente estas vias. “Em conversa com moradores da Vargem, Mainart e Padre Viegas me foi relatado que já houve até tombamento de caminhões carregados com bauxita nestas estradas”, salientou Leitão.

Para o vereador Manoel Douglas – Preto do Supermercado – (PV), autor do requerimento, é preciso que o Legislativo marianense abrace essa causa e dê uma resposta às comunidades atingidas pelas atividades da empresa Hindalco. “O prefeito em exercício, Juliano Duarte, visitou a região, porém como a Câmara já tinha sido acionada pelos moradores é necessário dar continuidade nas ações para trazermos mais segurança para essa gente”, pediu Preto.

Outro autor do requerimento, o vereador-presidente Ronaldo Bento (PSB), ressaltou os transtornos causados pelo grande fluxo de veículos pesados na região. Ele lembrou que em outubro do ano passado, em uma reunião na Vargem, foi possível constatar os estragos no asfalto causados pelos caminhões da Hindalco do Brasil. Para ele, é necessária uma reparação urgente nas estradas pela empresa. “Eu, na minha humilde concepção, não é pedir favor para essa empresa, mas cobrar de forma enérgica que ela recomponha o asfalto já deteriorado por ele e até mesmo que ela possa dar apoio no que diz respeito à finalização da pavimentação dessas estradas na região da Vargem”, cobrou Bento.

[ÁGUA EM CACHOEIRA DO BRUMADO]

O abastecimento e qualidade da água, no distrito de Cachoeira do Brumado, foram novamente tema de debate no plenário remoto da Câmara de Mariana. Um requerimento, aprovado por todos os parlamentares e de autoria do vereador José Antunes Vieira – Zezinho Salete – (MDB), solicita informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE) quanto às ações para melhoria na distribuição e qualidade da água aos moradores desta comunidade.

De acordo com o vereador Zezinho Salete a situação da captação em Cachoeira do Brumado é lastimável. Ele visitou o local, juntamente com a presidente da associação de moradores, e não gostou do que viu. “Fiquei muito triste ao me deparar com a água que chega às torneiras dos moradores de Cachoeira. O dia que estiva lá estava com sol e a água estava encardida, imaginem hoje, com essa chuva, o que nossos irmãos de Cachoeira não estão tomando”, lamentou Salete.

Para o vereador Marcelo Macedo (MDB), a questão da “água” em Mariana é uma vergonha, tanto na sede do município como nos distritos. Ele lembrou que a Câmara já esteve em Cachoeira do Brumado em outras ocasiões e disse que a situação nesta comunidade é crítica e uma solução tem que ser buscada o mais rápido possível. “Eu volto a dizer, a questão da água é uma bandeira que a Câmara de Mariana tem que levantar, é uma bandeira de todos os 15 vereadores, pois é uma vergonha uma cidade com mais de trezentos anos não ter água e esgoto tratados”, criticou Macedo.