Notícias


Câmara Municipal de Mariana homenageia personalidades com o Mérito Educacional, Cultural, Social, Racial e Aldravista - Edição 2025

  • Sessões Solenes
  • Maria Júlia
  • 04/11/2025 16:50
  • 21

Câmara Municipal de Mariana homenageia personalidades com o Mérito Educacional, Cultural, Social, Racial e Aldravista - Edição 2025

A Câmara Municipal de Mariana realizou, na última sexta-feira (31), no Salão Nobre do Porteira de Minas, a cerimônia de entrega dos Méritos Educacional, Social, Cultural, Racial e Aldravista - Edição 2025.

A Câmara Municipal de Mariana realizou, na última sexta-feira (31), no Salão Nobre do Porteira de Minas, a cerimônia de entrega dos Méritos Educacional, Social, Cultural, Racial e Aldravista - Edição 2025. O evento reuniu autoridades municipais, servidores públicos, familiares e convidados em uma noite de celebração aos cidadãos que se destacam em suas áreas de atuação e contribuem para o desenvolvimento do município.

Criado pela Lei Municipal nº 2.301/2009, o Mérito Educacional Professora Naná Moysés homenageia educadores que marcaram a história do ensino marianense, inspirados na trajetória da professora Geralda Ignez Moysés Marques da Silva, símbolo de dedicação ao magistério. Nesta edição, quinze professores e professoras receberam a honraria:

  • Denise da Conceição Pereira, homenageada pelo vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, presidente da Câmara;
  • Maria Antônia Ventura de Paula, homenageada pelo vereador Maurício Antônio Borges Andrade e Silva (Maurício da Saúde), vice-presidente da Câmara;
  • Soraya Adriana de Abreu, homenageada pelo vereador Manoel Douglas Soares Oliveira (Preto), primeiro-secretário;
  • Júnia Antonieta de Paiva, homenageada pelo vereador Roberto Nicolau Cota, segundo-secretário;
  • Gilma Cecília Tavares, homenageada pelo vereador Fernando Sampaio de Castro;
  • Gislaine Soares Araújo, homenageada pelo vereador Ítalo Henrique de Oliveira (Ítalo de Majelinha);
  • Maria das Dores Rêgo Freitas, homenageada pelo vereador João Bosco de Freitas (Bosco Freitas);
  • Edilene Maria Fernandes, homenageada pelo vereador José Antunes Vieira (Zezinho Salete);
  • Maria Ângela Assunção Moreira, homenageada pelo vereador José Sales de Souza (o vereador José Sales não pode estar presente e, neste ato, o vereador Marcelo Macedo fez a entrega da honraria;
  • Lunara Cera Bandeira, homenageada pelo vereador Marcelo Monteiro Macedo;
  • Maria Margarida da Silva, homenageada pelo vereador Pedro Henrique da Paixão Sousa;
  • Jardel Dias Cavalcanti (representado por Sílvio Roberto Cavalcanti), homenageado pelo vereador Pedro Ulisses Coimbra Vieira (Pedrinho Salete);
  • Vanessa Souza de Paula, homenageada pelo vereador Ronaldo Alves Bento;
  • Ilza da Silva Pereira, homenageada pelo vereador Samuel de Freitas Martins (Samuel de Padre Viegas);
  • Maria Elizabeth Carneiro Pereira, homenageada pelo vereador Valmir Aparecido de Oliveira (Valmir do Gesso).

Fundado em Mariana no ano 2000, o Movimento de Arte Aldravista nasceu a partir do Jornal Aldrava Cultural, idealizado por intelectuais marianenses com o propósito de democratizar o acesso à literatura e às artes plásticas. Em 2002, com o lançamento do livro “Aldravismo - A Literatura do Sujeito”, o movimento consolidou-se e, em 2010, deu origem à aldravia, primeira forma de poesia genuinamente brasileira, um poema minimalista de seis versos univocabulares. Desde então, o Aldravismo se expandiu por escolas, universidades e instituições culturais no Brasil e no exterior, sendo reconhecido como um dos mais importantes movimentos literários contemporâneos do país.

Sendo assim, o Mérito Aldravista reconhece personalidades marianenses que valorizam e fortalecem a arte e a literatura local. Neste ano, o escritor Luciano Guimarães Pereira foi homenageado com a comenda no âmbito da literatura e o artista plástico Geraldino Pereira da Silva foi homenageado como destaque nas artes plásticas.

Instituída pela Lei Municipal nº 1.351/1998, a Comenda de Mérito Cultural Padre José Dias Avelar homenageia o sacerdote natural de Sete Lagoas que, ao chegar à Mariana em 1926, dedicou 55 anos de sua vida à educação, à fé e à cultura. Nesta edição, o Mérito Cultural foi concedido ao professor e músico Rafael Arcanjo Santos, em reconhecimento à sua contribuição à preservação das tradições locais e ao fortalecimento da cultura marianense.

O Mérito Racial Dom Silvério Gomes Pimenta foi criado a partir da Lei Municipal nº 2527/2011 e nesta edição homenageou o rapper e compositor Gustavo Pereira Marques, conhecido nacionalmente como Djonga. O músico foi representado na solenidade por Guilherme Henrique Ribeiro Felix. A homenagem destacou a relevância do artista na promoção da igualdade racial e na valorização da identidade negra, especialmente por sua contribuição à criação da Batalha das Gerais, em 2015, importante movimento cultural e social de Mariana.

O Mérito Social Monsenhor Vicente Diláscio, por sua vez, foi criado pela Lei Municipal nº 1980/2006 e foi entregue ao servidor público Tiago Soares de Morais. O reconhecimento foi dado em virtude de sua trajetória dedicada à gestão de políticas públicas e ao fortalecimento da assistência social em Mariana.

Durante a cerimônia, a professora Vanessa Souza de Paula discursou em nome dos homenageados, enfatizando a relevância da educação, do compromisso social e da valorização dos profissionais dedicados ao bem-estar coletivo. O vereador Pedro Sousa também se pronunciou, em nome de seus pares, destacando a contribuição essencial de cada homenageado para o desenvolvimento de Mariana e para a afirmação de valores como respeito, educação, compromisso social e igualdade racial no município. O presidente da Câmara, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, concluiu o evento, expressando o orgulho do Legislativo em homenagear cidadãos que, com amor, dedicação e compromisso público, constroem a história e o futuro de Mariana.

Últimas Notícias



Onde Estamos

Nossos Contatos

Atendimento ao Público

Redes Sociais

Onde Estamos

Nossos Contatos

Atendimento ao Público

Redes Sociais