
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana luta por sede própria e por profissionais técnicos
O levantamento sobre o número real de pessoas com deficiência em Mariana é inconclusivo. O cenário, ainda desconhecido, é apenas uma das dificuldades encontradas pela associação representante na luta pelos direitos de todos. A Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana, ADEM, afirma que existem muitas barreiras diárias, sendo a acessibilidade e a inclusão as principais.
Para buscar mais oportunidade, a ADEM usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Mariana, durante a 8ª reunião ordinária da Casa. A entidade pediu apoio dos vereadores para a aquisição da sede própria e equipe profissional para atendimento. O vice-presidente da associação, Carlos Marques Simin, conhecido como Quincas, representou os assistidos. Segundo ele, há uma carência de políticas públicas e aplicações das existentes para que haja mais representatividade das pessoas com deficiência em Mariana. Precisamos conseguir um espaço para o nosso centro de convivência, pois hoje funcionamos de forma improvisada na minha casa. O atendimento de uma equipe especializada é passo fundamental para que consigamos mais união, afirma Carlos.
O vereador Antônio Marcos Ramos de Freitas, o Tenente Freitas (PHS), conclamou a todos pela atenção às demandas apresentadas. A questão da ADEM é diferenciada. Nosso futuro é de uma população mais idosa. Todos nós vamos precisar de acessibilidade, assim vamos lutar por esse direito, através da ADEM, afirma o edil. A vereadora Daniely Alves (PR) parabenizou o trabalho da associação relembrando que já havia recebido uma solicitação de um parquinho adaptado em Mariana. O ambiente harmônico é necessário para as pessoas com deficiência e aquelas que não são. Sabemos que há uma dificuldade financeira no município, mas estamos batalhando por parcerias diante da importância desse cenário.
A ADEM fez questão, também, de ressaltar a importância da adequação da lei número 3.238, de 30 de agosto de 2018, que cria o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Mariana, o COMPEDE, e o Fundo Municipal das Pessoas com Deficiência. De acordo com a entidade, a lei foi enviada ao presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Minas Gerais, o CONPED, Roberto Carlos Pinto, que apontou erros no texto, entre eles, a união do Conselho e do Fundo em um só projeto, o que seria errado, por se tratarem de organismos diferentes. A ADEM entregou à Câmara o projeto de criação da sede e cessão de pessoal pelo poder público e o ofício de orientação sobre a criação do COMPEDE e do Fundo.
Cachoeira do Brumado – Durante a reunião, foi dada a palavra a Sebastião Antunes de Oliveira, conhecido como Tiãozinho, morador do distrito de Cachoeira do Brumado. Ele levantou alguns pontos que teriam reclamação constante da população da localidade. Os principais são a falta de saneamento básico, a oferta de água de baixa qualidade e o excesso de animais de rua. Precisamos de um olhar mais atento do poder público para nosso distrito. Todos esses fatores somados significam riscos à saúde de todos, pondera o morador. O vereador José Jarbas Ramos Filho, Zezé de Nêgo (PTB), lembrou que haverá uma audiência pública sobre o saneamento básico na localidade, com data a ser divulgada. Vamos cobrar do poder executivo medidas concretas e solicitar das comissões da Casa a apuração de todas as ocorrências para que seja feito um relatório oficial, garantiu o edil.
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
A Câmara Municipal de Mariana realizou, na última sexta-feira (11), uma solenidade especial em comemoração aos 314 anos da sua rica história: a instalação da primeira Casa de Leis de Minas Gerais. O evento, realizado no Salão Nobre do Porteira de Minas, reuniu autoridades, homenageados e comunidade para celebrar a rica história política e social do município e do Estado.
Na noite de sexta-feira, 4 de julho, data que marcou o aniversário de 314 anos da Câmara de Mariana, foi realizada Sessão Solene para a entrega de oito títulos de Cidadania Honorária e 05 medalhas do Mérito Legislativo.
Programa Indenizatório Definitivo. Participe e esclareça todas as suas dúvidas a respeito da plataforma do programa de indenização oferecido pela Samarco aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão
Nesta quinta-feira, 22 de maio, às 15h, a Câmara de Mariana realizará Reunião Extraordinária para votação de um Projeto de Resolução Substitutivo, um Projeto de Lei Complementar e quatro Projetos de Lei.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00