
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
Protocolo de intenções foi apresentado à Fundação Renova para que o acervo seja encaminhado aos cuidados da Reserva Técnica
Na tarde desta quarta-feira (04), o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Edson Agostinho "Leitão" (Cidadania), apresentou um protocolo de intenções à Fundação Renova com o pedido de salvaguarda dos bens histórico-culturais pertencentes ao Legislativo Marianense enquanto a sede da Câmara for transferida provisoriamente para um novo espaço. A Câmara funcionará em caráter provisório em novas instalações durante a reforma do seu casarão histórico, datado do século XVIII.
O presidente da Câmara demonstrou zelo com o acervo e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo setor de patrimônio que se dedicou a particularizar os objetos artísticos e sacros ao atualizar o inventário patrimonial da Câmara.
De acordo com a gerente de território da Fundação Renova, Lígia Pereira, a organização não governamental acolhe bem esse pedido porque tem "uma relação de muito respeito com essa Casa por tudo o que ela representa na história de Mariana". A solicitação refere-se à possibilidade de salvaguardar 22 bens, entre quadros, mobiliário e peças sacras, enquanto o prédio da Câmara estiver em restauração. "Nós temos aqui em Mariana a Reserva Técnica que é onde a gente já faz esse tipo de ação de restauro e salvaguarda dos objetos que são da igreja e da memória de Bento Rodrigues e Paracatu", ponderou a representante da Fundação Renova. A proposta será analisada, no entanto a gerente adianta que "a nossa vontade é muito grande de fazer o atendimento da forma como a Câmara merece".
A pinacoteca da Câmara de Mariana está exposta à visitação no hall da Casa Legistativa e encanta visitantes de várias origens. O acervo reúne relíquias, como a pintura original da rainha Maria Ana D´Áustria doada por Dom Duarte Orleans de Bragança em virtude das comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil (1808-2008).
Foto: Presidente da Câmara (à esq.) ao lado de Lígia Pereira e Edvaldo Andrade
Crédito: Ascom/CMM
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
A Câmara Municipal de Mariana realizou, na última sexta-feira (11), uma solenidade especial em comemoração aos 314 anos da sua rica história: a instalação da primeira Casa de Leis de Minas Gerais. O evento, realizado no Salão Nobre do Porteira de Minas, reuniu autoridades, homenageados e comunidade para celebrar a rica história política e social do município e do Estado.
Na noite de sexta-feira, 4 de julho, data que marcou o aniversário de 314 anos da Câmara de Mariana, foi realizada Sessão Solene para a entrega de oito títulos de Cidadania Honorária e 05 medalhas do Mérito Legislativo.
Programa Indenizatório Definitivo. Participe e esclareça todas as suas dúvidas a respeito da plataforma do programa de indenização oferecido pela Samarco aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão
Nesta quinta-feira, 22 de maio, às 15h, a Câmara de Mariana realizará Reunião Extraordinária para votação de um Projeto de Resolução Substitutivo, um Projeto de Lei Complementar e quatro Projetos de Lei.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00