
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
Gratificação aos fiscais que atingirem metas pode chegar a até 80% da remuneração do cargo do servidor
Na manhã desta segunda-feira (27), o Projeto de Lei 08/2019, que visa instituir prêmio de incentivo à produtividade fiscal, foi tema da reunião da Comissão de Finanças, Legislação e Justiça da Câmara de Mariana. Para esclarecer pontos da proposta de autoria do Executivo, a Comissão recebeu o secretário municipal de Governo, Edernon Marcos Pereira, e a auditora fiscal de tributos, Mayra Soraggi Marafelli.
A presidente da Comissão, vereadora Daniely Alves (PR), aprofundou o debate e sinalizou que “nós temos uma dificuldade no município: há vários anos o servidor público não tem aumento em razão da dificuldade econômica”. A parlamentar ressaltou que não é contra o prêmio de produtividade. “É preciso analisar com muita cautela e garantir que todos tenham igualdade e perspectivas na carreira”, pontuou a parlamentar. Além dos membros da Comissão, os vereadores Bruno Mol (MDB), Cristiano Vilas Boas (PT), Deyvson Ribeiro (SD) e José Jarbas Ramos Filho (PTB) assinaram o requerimento que convocou o secretário para estar na Casa e esclarecer sobre o assunto.
O secretário Edernon Pereira destacou que “a carreira fiscal nunca recebeu uma atenção devida”. Ele acredita se tratar de uma questão histórica no município, tendo em vista que a cidade sempre contou com uma boa arrecadação. Destacou o alto índice de inadimplência e que o município não consegue cobrar esse valor que é devido. Em analogia com a realidade de outras cidades, Edernon afirmou que “as gratificações dos auditores fiscais de Contagem são generosas”.
Para exemplificar a importância da atividade dos fiscais, o secretário de Governo anunciou que o município receberá cerca de R$ 9 milhões, resultado do trabalho da categoria. “A Vale estava deduzindo valores muito maiores que poderia. O trabalho do auditor fiscal levantou todas as minúcias desse processo e percebeu que o município de Mariana tem direito a 9 milhões de reais da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais)”, destacou.
O vereador Antônio Marcos Ramos de Freitas “Tenente Freitas” (PHS) ressaltou a importância da fiscalização, em especial dos grandes credores do município. Em resposta, a auditora fiscal Mayra Marafelli afirmou que o município conta com o serviço auditores fiscais no seu quadro de servidores efetivos há três anos. “Nós sempre trabalhamos com autonomia e priorizamos os grandes contribuintes, o que chamamos de inteligência fiscal: vamos agir onde há mais dinheiro para o município”. A auditora se comprometeu a ter os olhos voltados para o grande credor e destaca que não é uma carta branca para o pequeno e médio contribuinte, que precisam estar em dia com suas obrigações.
O PL nº 08/2019 segue em tramitação na Câmara.
Fotos/Créditos: Ascom/CMM
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
A Câmara Municipal de Mariana realizou, na última sexta-feira (11), uma solenidade especial em comemoração aos 314 anos da sua rica história: a instalação da primeira Casa de Leis de Minas Gerais. O evento, realizado no Salão Nobre do Porteira de Minas, reuniu autoridades, homenageados e comunidade para celebrar a rica história política e social do município e do Estado.
Na noite de sexta-feira, 4 de julho, data que marcou o aniversário de 314 anos da Câmara de Mariana, foi realizada Sessão Solene para a entrega de oito títulos de Cidadania Honorária e 05 medalhas do Mérito Legislativo.
Programa Indenizatório Definitivo. Participe e esclareça todas as suas dúvidas a respeito da plataforma do programa de indenização oferecido pela Samarco aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão
Nesta quinta-feira, 22 de maio, às 15h, a Câmara de Mariana realizará Reunião Extraordinária para votação de um Projeto de Resolução Substitutivo, um Projeto de Lei Complementar e quatro Projetos de Lei.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00