
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
Em 2019 foram registradas pelo sistema consolidado de saúde 63 notificações de tentativas de suicídio em Mariana.
Os dados são alarmantes: somente este ano foram registradas pelo sistema consolidado de saúde 63 notificações de tentativas de suicídio em Mariana. O debate sobre a necessidade do avanço das políticas públicas sobre o tema ganham ainda mais força no segundo semestre com a chegada do mês de setembro, escolhido o período para prevenção ao autoextermínio.
Pensando nisso aconteceu, na Câmara Municipal de Mariana, nesta quinta-feira, 08, uma reunião para exposição de índices locais sobre o tema e alinhamento de ações municipais. O encontro foi requerido pelo vereador Juliano Duarte (Cidadania) e contou com a participação de representantes do Hospital Monsenhor Horta – Fundação São Camilo, da Secretaria Municipal de Saúde e do Corpo de Bombeiros Civis de Mariana.
“É muito importante que quebremos o tabu e que o suicídio seja amplamente debatido por todos os integrantes da sociedade, entidades e poder público. Os números são alarmantes e refletem a angústia silenciosa que muitas pessoas passam. Nosso compromisso, a partir deste primeiro encontro, é focar na elaboração de uma lei que visa a promoção de ações de prevenção do autoextermínio. Em breve vamos apresentá-la ao plenário”, afirmou Juliano Duarte.
Dados – O Brasil segue na contramão do mundo. Enquanto os índices caem em boa parte dos países, a taxa entre adolescentes que vivem principalmente nas grandes cidades brasileiras aumentou 24% em dez anos. Em Mariana das 63 tentativas de suicídio registradas este ano 13 foram do sexo masculino e 50 do feminino, e a maior parte deles de jovens entre 10 e 19 anos.
Já quando revelados os dados de mortes decorrentes das tentativas de suicídio, também há preocupação. No ano passado foi registrado um óbito, em 2017 foram seis, em 2016 foram 03 e em 2015 foram quatro casos.
Ações – Todas as unidades públicas de saúde de Mariana e o Hospital Monsenhor Horta estão capacitados para receber este tipo de paciente e dar a ele o encaminhamento e amparo psicológico, médico e social. As equipes passam por constante treinamento com base no reforço da abordagem e acolhimento, além de indicações e acompanhamento dos tratamentos.
Mas nenhuma dessas ações, de forma individuais, são suficientes para causar o declínio dos índices. Falar sobre o assunto é fundamental. Caso você esteja passando por um momento de angústia ligue para o 188 e fale sobre o assunto.
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
A Câmara Municipal de Mariana realizou, na última sexta-feira (11), uma solenidade especial em comemoração aos 314 anos da sua rica história: a instalação da primeira Casa de Leis de Minas Gerais. O evento, realizado no Salão Nobre do Porteira de Minas, reuniu autoridades, homenageados e comunidade para celebrar a rica história política e social do município e do Estado.
Na noite de sexta-feira, 4 de julho, data que marcou o aniversário de 314 anos da Câmara de Mariana, foi realizada Sessão Solene para a entrega de oito títulos de Cidadania Honorária e 05 medalhas do Mérito Legislativo.
Programa Indenizatório Definitivo. Participe e esclareça todas as suas dúvidas a respeito da plataforma do programa de indenização oferecido pela Samarco aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão
Nesta quinta-feira, 22 de maio, às 15h, a Câmara de Mariana realizará Reunião Extraordinária para votação de um Projeto de Resolução Substitutivo, um Projeto de Lei Complementar e quatro Projetos de Lei.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00