
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
Ao todo, três projetos de lei encaminhados pelo executivo foram apreciados e aprovados pelo plenário.
Nesta quinta-feira, 31, a Câmara Municipal de Mariana realizou a primeira reunião extraordinária no ano. Ao todo, três projetos de lei encaminhados à Casa pelo executivo municipal foram avaliados pelas comissões competentes e, em seguida, levados ao plenário para discussão e votação.
A reunião começou com o pedido do vereador Bruno Mol (MDB) para ter um minuto de silêncio em respeito às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho. O vereador Antônio Marcos Ramos de Freitas, Tenente Freitas (PHS), solicitou, e foi aprovada, a emissão de uma Moção de Solidariedade à Brumadinho.
O primeiro Projeto de Lei que entrou em pauta foi o PL n°01/2019 que autoriza a abertura de crédito especial no orçamento para transferência de recursos ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga, o CISAMAPI, no valor de R$ 4 milhões de reais. O PL recebeu parecer favorável das comissões de finanças, legislação e justiça, e de educação, saúde, assistência social, esporte e lazer, sendo aprovado em única discussão e por unanimidade no plenário.
Em seguida, foi discutido o Projeto de Lei Complementar n° 04/2019 que altera dispositivo da Lei Complementar Municipal n° 177/2018, revoga a LCM n° 181/2018, que assegura a manutenção da quantidade de cargos de Diretor I e II, Vice-Diretor I, Diretor de Centro Educacional e Subdiretor de Centro Educacional. O PLC recebeu, também, parecer favorável das comissões relacionadas. O vereador Marcelo Macedo (PSDB) ressaltou que, após a votação, será enviado questionamento à Secretaria Municipal de Educação para mais detalhes sobre a execução do projeto. O vereador Deyvson Ribeiro (SD) aproveitou a oportunidade para solicitar visita técnica à escola de Santa Rita Durão para apurar as condições para atender aos alunos. O PLC foi debatido e aprovado por unanimidade.
O último PL debatido foi o de n° 04/2019, que prorroga o prazo disposto no caput do art. 5º da Lei Municipal n° 3,252/2018, que institui o Programa Municipal de Recuperação de Receitas, o PMRR. Após apreciação das comissões referentes e de debate em plenário o projeto recebeu emendas que, segundo os vereadores, que as assinaram, seriam mais benéficas à população e permitiram maior acesso do programa. Entre as emendas estão a possibilidade de o contribuinte optar por liquidar os débitos à vista ou mediante parcelamento em até 36 parcelas e a anistia de juros por aqueles que regularizarem seus débitos à vista ou em esquema de parcelamento pré-determinado. O PL foi aprovado, com as emendas, por unanimidade.
A primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Mariana está agendada para a próxima segunda-feira, dia 04, às 16 horas, no plenário da casa.
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
A Câmara Municipal de Mariana realizou, na última sexta-feira (11), uma solenidade especial em comemoração aos 314 anos da sua rica história: a instalação da primeira Casa de Leis de Minas Gerais. O evento, realizado no Salão Nobre do Porteira de Minas, reuniu autoridades, homenageados e comunidade para celebrar a rica história política e social do município e do Estado.
Na noite de sexta-feira, 4 de julho, data que marcou o aniversário de 314 anos da Câmara de Mariana, foi realizada Sessão Solene para a entrega de oito títulos de Cidadania Honorária e 05 medalhas do Mérito Legislativo.
Programa Indenizatório Definitivo. Participe e esclareça todas as suas dúvidas a respeito da plataforma do programa de indenização oferecido pela Samarco aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão
Nesta quinta-feira, 22 de maio, às 15h, a Câmara de Mariana realizará Reunião Extraordinária para votação de um Projeto de Resolução Substitutivo, um Projeto de Lei Complementar e quatro Projetos de Lei.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00