A Procuradoria da Mulher Odete Alves do Espírito Santo, instituída pela Câmara Municipal de Mariana, realizará, no dia 07 de agosto, às 14h, o workshop "Maria Vai à Câmara", no Centro de Convenções, em alusão à campanha Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa busca fomentar o debate, a informação e o fortalecimento da rede de apoio às mulheres do município.
Com uma programação diversificada e gratuita, o evento contará com palestras e depoimentos que abordam desde os desafios enfrentados pelas mulheres vítimas de violência até a importância da linguagem inclusiva e do acolhimento institucional.
Confira a programação:
- 14h00 – Início das atividades
- 14h40 – Maria Marta Guido de Lima
Tema: “Maria ainda grita: 19 anos da Lei Maria da Penha e seus ecos ainda não se ouvem”
- 15h40 – Laís Fonseca do Carmo
Tema: “A rede de apoio à mulher: Atuação de órgãos e instituições”
- 16h20 – Liana Paula Pinto
Tema: “A importância do nome social e da linguagem inclusiva sob uma perspectiva feminina”
- 16h40 – Depoimento de mulheres vítimas de violência doméstica
- 16h55 – Policial Municipal Luciana Pyra
Tema: “O papel da Polícia Municipal no programa de acompanhamento às mulheres em situação de vulnerabilidade”
- 17h25 – Encerramento
O workshop é aberto ao público e visa mobilizar a sociedade, fortalecer o papel das instituições no enfrentamento à violência de gênero e promover a escuta ativa das mulheres.
A Procuradoria da Mulher da Câmara de Mariana, com a atuação da Procuradora Especial, Úrsula Cunha; das Procuradoras Adjuntas Alessandra Lopes e Karine Pinheiro; e das Chefes de Divisão, Michele Maria e Nisiana Salgado, reafirma com essa ação seu compromisso com os direitos das mulheres e o combate à violência em todas as suas formas.