
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram o Programa Municipal de Habitação, política pública de acesso à moradia digna para os marianenses
Os vereadores aprovaram durante a 35ª Reunião Ordinária, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 04, o Projeto de Lei nº 70/2019, de autoria do Prefeito Municipal, que “dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimento (PCCV) dos Guardas Civis Municipais de Mariana e dá outras providências”. O vereador Antônio Marcos Ramos de Freitas, “Tenente Freitas” (PHS), que também é guarda municipal, destacou a importância da aprovação do PCCV. “Como funcionário de carreira que sou entendo a importância da aprovação do plano de carreira para cada profissional. Portanto, agradeço a todos os colegas desta Casa que entenderam, se sensibilizaram e tornaram este objetivo possível hoje”, considerou o parlamentar.
O PL recebeu o aval dos vereadores por unanimidade, em única discussão e votação, depois de diversos debates na Casa, inclusive com retirada de pauta para adequação por parte do Executivo, que, por solicitação do legislativo enviou o impacto financeiro dos PCCV’s em separados para apreciação. Durante o debate nesta segunda-feira foi aprovada, também, a Emenda Modificativa nº 06/2019, de autoria do vereador Geraldo Sales de Souza, “Bambu” (PDT), que versa sobre o artigo 72 que determina que a lei entre em vigor na data de sua publicação.
A secretária adjunta de Defesa Social, Raquel de Souza, guarda municipal e representante da categoria, lembrou que há onze anos os profissionais lutam pela elaboração de um plano de carreira através das comissões. “Pra gente, essa aprovação é um reconhecimento do servidor público, com a hierarquização e com o respeito pela categoria. Isso porque com o PCCV não há interferência política na Guarda Municipal, existe sim a meritocracia, um processo seletivo interno onde cada um faz sua inscrição, uma prova e assume seu cargo por mérito. Isso pra gente é fundamental. A segurança pública trabalhar desvencilhada da política”, destacou a GM. O PL segue agora para sanção do prefeito.
Programa de Habitação – Também em única discussão e votação, recebeu aprovação dos edis o Projeto de Lei nº 72/2019, de autoria do Prefeito Municipal, que Institui o Programa Municipal de Habitação de Interesse Social. A proposição trata também do conselho gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social.
De acordo com o texto aprovado, o programa tem como objetivo a adoção do conjunto de ações administrativas e jurídicas destinado a atender à população de menor renda (até cinco salários mínimos), promovendo e viabilizando o acesso à moradia digna, podendo ser desenvolvido com recursos próprios, estaduais, federais e participação financeira do beneficiado, executado pelo Município ou mediante celebração de parcerias com a iniciativa privada.
A vereadora Daniely Souza Alves (PR), presidente da Comissão Permanente de Finanças, Legislação e Justiça, lembrou a fase de especulação imobiliária vivida atualmente em Mariana e ponderou a atual dificuldade em se adquirir um imóvel, principalmente para as pessoas de baixa renda. “Trata-se de um projeto muito complexo que engloba questões ambientais, do plano diretor e a grande possibilidade em atender a todas as classes. Apresentamos emendas modificativas muito importantes para a aprovação desse projeto hoje aqui na casa de forma muito democrática (excluir a participação do vereador do Conselho de Habitação e contemplação de, no mínimo, 3% das moradias sendo ofertadas para pessoas com deficiência e idosos, também 3%, ambas aprovadas)”, apontou a vereadora.
Já o vereador Geraldo Sales de Souza, presidente da Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, Lazer e Turismo, que também participou das discussões sobre o tema, considera que, nos 19 anos que está como vereador, trata-se de um dos cinco projetos mais importantes que já votou e reforçou a importância da organização da ocupação do solo. “Nós temos em Mariana cerca de dez mil famílias que têm suas residências sem documentação. Nós precisamos reorganizar o núcleo urbano da cidade e dos distritos e titular a posse das residências é de extrema necessidade. Isso combate a ocupação irregular que é um grande problema”, frisou o edil.
Empresa amiga do jovem – Foi aprovado por unanimidade, em segunda e terceira discussões e votações, o Projeto de Lei nº 29/2017, de autoria do vereador Gerson Cunha (PSC), que “institui o título de Empresa Amiga do Jovem e Adolescente em Mariana”. Segundo o parlamentar, a medida, que agora vai para sanção do prefeito, tem como objetivo o estímulo à inserção do jovem no mercado de trabalho. “Respeitando todos os direitos devidos, principalmente ao estudo, possibilitar o trabalho digno como forma de início da vida profissional é uma forma de abrir as possibilidades para o jovem na vida que começa”, destaca o vereador.
O texto destaca que o projeto incentiva e promove a inserção dos jovens no mercado de trabalho, amparados com todas as garantias trabalhistas, como carteira assinada, salário e vale-transporte, previstas no Programa Jovem Aprendiz, do Governo Federal.
Fotos/Créditos: Ascom/CMM
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
A Câmara Municipal de Mariana realizou, na última sexta-feira (11), uma solenidade especial em comemoração aos 314 anos da sua rica história: a instalação da primeira Casa de Leis de Minas Gerais. O evento, realizado no Salão Nobre do Porteira de Minas, reuniu autoridades, homenageados e comunidade para celebrar a rica história política e social do município e do Estado.
Na noite de sexta-feira, 4 de julho, data que marcou o aniversário de 314 anos da Câmara de Mariana, foi realizada Sessão Solene para a entrega de oito títulos de Cidadania Honorária e 05 medalhas do Mérito Legislativo.
Programa Indenizatório Definitivo. Participe e esclareça todas as suas dúvidas a respeito da plataforma do programa de indenização oferecido pela Samarco aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão
Nesta quinta-feira, 22 de maio, às 15h, a Câmara de Mariana realizará Reunião Extraordinária para votação de um Projeto de Resolução Substitutivo, um Projeto de Lei Complementar e quatro Projetos de Lei.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00