
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
Em documento assinado por todos os vereadores a Câmara solicita que não seja feita a cobrança da tarifa até que o abastecimento de água seja regularizado.
A tarde desta segunda-feira, 02, foi marcada por várias cobranças dos vereadores de Mariana acerca da necessidade de regularização do abastecimento de água na cidade para que seja eficiente antes que haja tarifação. A aprovação do Requerimento º 125/2019, solicitando que o Executivo Municipal suspenda a cobrança da Taxa Básica Operacional (TBO) até que seja regularizado o abastecimento de água na cidade, foi o de maior destaque durante a 26º Reunião Ordinária da Câmara.
O vereador Antônio Marcos Ramos de Freitas, PHS, ressaltou que cobrar pela operação de um sistema ineficiente vai contra a população. “Não se pode admitir que os moradores, principalmente aqueles mais necessitados, sejam penalizados com uma taxa, sendo que eles não recebem a água de forma digna”, afirmou Freitas. Já Bruno Mól, MDB, lembrou que recentemente o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o SAAE, anunciou que faria o corte da água se houvesse inadimplência do pagamento da TBO. “É estranho que o SAAE anuncie uma medida e, pouco tempo depois, o próprio prefeito desautorize a autarquia. Mas o principal é que, apesar da discordância pública, nenhuma medida concreta para contornar essa decisão foi tomada”, ponderou o edil.
O documento foi assinado por todos os 15 vereadores. Segundo os parlamentares, após as chuvas de duas semanas atrás, muitos estragos continuam sem solução, demonstrando incoerência com a aplicação da TBO, já que o fornecimento da água não tem acontecido a contento. Convergindo com a atual discussão, foi aprovado, também, o Requerimento nº 131/2019, de autoria dos vereadores Ronaldo Bento, PSB, e José Jarbas Ramos Filho, PTB, para que haja reunião para esclarecer o suposto corte de água, condição de tratamento da água e a falta do fornecimento de água na cidade.
CPI Exposição – Outro debate que teve destaque durante a reunião foi a exposição agropecuária. A discussão surgiu a partir da apresentação do Requerimento nº 122/2019, de autoria do vereador Antônio Marcos Ramos de Freitas. A solicitação foi aprovada por unanimidade e requer que o prefeito municipal apresente à Casa de Leis informações sobre o evento Viva Mariana Rodeio Show (2019), tais como o número de ingressos vendidos, valores arrecadados e instituições beneficiadas. Durante a discussão, parlamentares sugeriram a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, para apurar denúncias sobre possíveis irregularidades na organização das exposições dos últimos dez anos.
Dia do Antigomobilismo – Foi aprovado em 2ª e 3ª discussões e votações o Projeto de Lei nº 50/2019, de autoria do vereador Juliano Duarte, Cidadania, que institui no calendário oficial no município de Mariana, o Dia Municipal do Antigomobilismo. Segundo o vereador, é uma justa homenagem e reconhecimento às pessoas que, através dos carros antigos, visam a preservação da história viva.
Fotos/Créditos: Ascom/CMM
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
A Câmara Municipal de Mariana realizou, na última sexta-feira (11), uma solenidade especial em comemoração aos 314 anos da sua rica história: a instalação da primeira Casa de Leis de Minas Gerais. O evento, realizado no Salão Nobre do Porteira de Minas, reuniu autoridades, homenageados e comunidade para celebrar a rica história política e social do município e do Estado.
Na noite de sexta-feira, 4 de julho, data que marcou o aniversário de 314 anos da Câmara de Mariana, foi realizada Sessão Solene para a entrega de oito títulos de Cidadania Honorária e 05 medalhas do Mérito Legislativo.
Programa Indenizatório Definitivo. Participe e esclareça todas as suas dúvidas a respeito da plataforma do programa de indenização oferecido pela Samarco aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão
Nesta quinta-feira, 22 de maio, às 15h, a Câmara de Mariana realizará Reunião Extraordinária para votação de um Projeto de Resolução Substitutivo, um Projeto de Lei Complementar e quatro Projetos de Lei.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00