
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
Primeira reunião ordinária de 2019 foi marcada por debates e aprovação de matérias legislativas
Aconteceu nesta segunda-feira, 04, a primeira reunião ordinária do ano, na Câmara Municipal de Mariana. Os vereadores debateram diversos temas de relevância para o município e para a população. Dois projetos de lei e diversos requerimentos e indicações foram votados e aprovados pelo legislativo.
O primeiro Projeto de Lei (PL) apreciado e que recebeu o aval dos vereadores foi o de nº 02/2019 que dispõe sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal e procedimentos de fiscalização sanitária em estabelecimentos que produzam produtos de origem animal. Em seguida, foi aprovado o PL nº 05/2019 que visa instituir o Fundo Municipal de Políticas de Promoção à Igualdade Racial.
Durante a leitura das indicações, entre outras demandas, os vereadores Deyvson Ribeiro (SD) e João Bosco Cerceau (PP) fizeram questão de dar ênfase à necessidade da limpeza urbana.
Entre as matérias apresentadas e aprovadas está o Requerimento nº 111/2018, do vereador Juliano Vasconcelos Gonçalves (PPS), que solicita que o executivo municipal viabilize 50 inscrições gratuitas e outras 50 com desconto de 50% nos grandes eventos esportivos. Os vereadores Deyvson Ribeiro, Bruno Mol (MDB), Marcelo Macedo (PSDB), Antônio Marcos Ramos de Freitas (PHS), Geraldo Sales de Souza, “Bambu”, (PDT), Cristiano Vilas Boas (PT) e João Bosco Cerceau ressaltaram a importância dos eventos para a cidade e a necessidade de prestação de contas dos mesmos para viabilizar suas realizações.
Outro tema debatido pelos legisladores foi o transporte público. Aprovamos um projeto de lei no final do ano exigindo que a empresa retorne com os cobradores, pois entendemos ser uma ação abusiva demitir pais de família que dependem dessa renda, principalmente nesse momento de desemprego que a cidade enfrenta, ressalta o vereador Cristiano. “O prefeito sancionou a lei, ela já está vigente, e a Transcotta ainda não retornou com os cobradores. Está operando fora da lei”, conclui. Os parlamentares cobram o cumprimento da Lei Municipal 3.258/2018 que proíbe o acúmulo das funções de cobrador e motorista em transporte público e pedem à empresa prestadora do serviço a manutenção dos cobradores nas linhas já existentes, para atender a população.
Cobranças recorrentes – Os vereadores apontaram que muitas cobranças têm sido recorrentes. O vereador Antônio Marcos Ramos de Freitas destacou que foram apresentados 115 requerimentos em 2018 e que muitos deles ainda aguardam resposta do executivo. O vereador José Jarbas “Zezé de Nêgo” (PTB) destaca temas que precisam de uma atenção especial. “A gente retoma o ano cobrando que o executivo tome medidas para sanar deficiências em várias questões, como a do abastecimento de água e referente ao repasse do recurso ao Iprev”, pontua o edil.
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, participou da tradicional solenidade em celebração ao Dia do Estado de Minas Gerais.
A Câmara Municipal de Mariana realizou, na última sexta-feira (11), uma solenidade especial em comemoração aos 314 anos da sua rica história: a instalação da primeira Casa de Leis de Minas Gerais. O evento, realizado no Salão Nobre do Porteira de Minas, reuniu autoridades, homenageados e comunidade para celebrar a rica história política e social do município e do Estado.
Na noite de sexta-feira, 4 de julho, data que marcou o aniversário de 314 anos da Câmara de Mariana, foi realizada Sessão Solene para a entrega de oito títulos de Cidadania Honorária e 05 medalhas do Mérito Legislativo.
Programa Indenizatório Definitivo. Participe e esclareça todas as suas dúvidas a respeito da plataforma do programa de indenização oferecido pela Samarco aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão
Nesta quinta-feira, 22 de maio, às 15h, a Câmara de Mariana realizará Reunião Extraordinária para votação de um Projeto de Resolução Substitutivo, um Projeto de Lei Complementar e quatro Projetos de Lei.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00