Serviços


Protocolo Eletrônico

  • Protocolo Eletrônico
  • 1

Possibilita aos cidadãos (portador ou interessado), aos órgãos e às entidades públicas e privadas protocolar documentos e processos pela Internet, de forma eletrônica, sem a necessidade de se deslocarem fisicamente até o legislativo e, ainda, evitar gastos com o envio de correspondência postal.

Fica determinado, como único meio de protocolo, o protocolo eletrônico virtual da Câmara Municipal de Mariana via e-mail secretaria.camarademariana@gmail.com, disponibilizado no horário de 08h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.

Qualquer cidadão ou entidade que desejar fazer uso da palavra no Plenário da Câmara deverá protocolizar requerimento, com antecedência. O requerimento deverá ser fundamentado, com a indicação do assunto ou situação e ficará condicionado ao deferimento pelo Presidente do Legislativo.

Os documentos enviados para protocolo devem estar devidamente assinados e em formato PDF, preferencialmente, e com boa resolução.

As proposições enviadas fora do dia e horário estabelecido no caput do artigo serão protocolados imediatamente em data e hora útil posterior a data do recebimento

Para formação da Ordem do Dia das sessões ordinárias serão tomados os documentos que derem entrada no serviço de protocolo até às 17 horas do penúltimo dia útil da semana corrente.

Para mais informações: 3557-6204.

Arquivos para Download

  • Portaria Nº 115/2025

    Regulamenta o protocolo eletrônico das matérias enviadas ao legislativo municipal

Outros Serviços

  • Tribuna Livre

    A Tribuna Livre é um espaço democrático destinado à manifestação da população durante as reuniões da Câmara. Por meio dela, qualquer cidadão pode se inscrever para apresentar sugestões, opiniões ou demandas de interesse coletivo.


  • Câmara de Portas Abertas

    A Câmara Municipal de Mariana abre suas portas para toda a comunidade por meio do programa Câmara de Portas Abertas, uma iniciativa que tem como objetivo aproximar os cidadãos do Poder Legislativo e fortalecer a participação popular.


  • Centro de Atendimento ao Cidadão

    O Centro de Atendimento ao Cidadão - CAC da Câmara Municipal é o único posto de identificação no município que, em parceria com a Polícia Civil, oferece o serviço de emissão da carteira de identidade.



Onde Estamos

Nossos Contatos

Atendimento ao Público

Redes Sociais

Onde Estamos

Nossos Contatos

Atendimento ao Público

Redes Sociais