Atrativos Turísticos

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, TREM TURÍSTICO, BIBLIOTECA E PARQUE INFANTIL

Culturais
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Que tal fazer uma viagem a bordo de um trem que é fruto da revitalização de uma antiga ferrovia construída em 1883?

Viajar no Trem Turístico que leva passageiros de Ouro Preto à Mariana além de ser um passeio lindo, é quase uma viagem no tempo.

De 2004 a 2006, a Vale revitalizou a antiga ferrovia construída em 1883 com 18 km de extensão, entre Ouro Preto e Mariana. A Vale também foi responsável pela restauração das quatro estações do percurso. Além disso, os carros e a locomotiva também foram artesanalmente reformados, conservando as suas características originais.

Eixo Ferroviário

Para que a ferrovia chegasse a Ouro Preto e Mariana, foram necessários anos de espera e prodigiosas obras de engenharia. A história da construção da ferrovia de Ouro Preto, iniciada em 1883, e depois do seu prolongamento até Mariana, concluído somente em 1914 é capítulo importante na trajetória das duas cidades. Com o advento da ferrovia se delineou o novo rumo do desenvolvimento econômico da região, tanto em relação à industrialização quanto ao aproveitamento das suas riquezas minerais.

A linha férrea entre Ouro Preto e Mariana começou a ser construída em 1883. Desde 2006, ela é operada pela Vale e funciona como uma importante atração cultural e turística entre as duas cidades.

Locomotivas Trem da Vale
A locomotiva a vapor foi criada no início do século XIX, na Inglaterra. No Brasil, chegou em meados do século, mas se espalhou pelo país nos anos 1900, junto com as ferrovias. Em Mariana, você pode conhecer a Loco 201, que está exposta ao lado da Estação Ferroviária. Ela foi fabricada pela Skoda, da República Tcheca, em 1949 e se movimentava a velocidade máxima de 60 quilômetros por hora (km/h). A Loco operou no trecho entre Ouro Preto e Mariana a partir de 2006, logo após a sua restauração para fins turísticos, até 2010 quando deu lugar à locomotiva G12, movida à diesel.

Na Estação de Ouro Preto, está exposta outra locomotiva: a Brigardier, também conhecida como Máquina 3. Construída na Alemanha e usada para trabalhos militares durante a Primeira Guerra Mundial, depois foi comprada pelo governo brasileiro e usada para transportar cargas de olarias e pedreiras. A locomotiva foi recuperada pela Central do Brasil e restaurada pela Vale com recursos próprios e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Fonte das Informações
Prefeitura Municipal de Mariana
https://turismo2016.pmmariana.com.br/atrativos/culturais/trem-turistico/estacao-ferroviaria-trem-turistico

Vale
http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/trem-turistico-ouro-preto-mariana/P