Comiss

Atividades das Comissões

A tarde desta quarta-feira, 20, foi de debates em busca de uma alternativa para as reclamações das mães de alunos da Escola Municipal Sinhô Machado, no distrito de Santa Rita Durão. E para alcançar esse objetivo, a pedido dos moradores, o vereador Deyvson Ribeiro (SD) solicitou uma visita técnica na localidade. O objetivo, segundo ele, é sanar a insegurança sentida pelos alunos.

O fato relatado pelo vereador em ofício e corroborado pelas mães dos estudantes é sobre a necessidade de que as três caixas d’água que abastecem a instituição sejam removidas do teto da estrutura. Os moradores alegam que é essencial que elas sejam transferidas para uma área independente, pois enquanto isso não acontece há o transbordo da água, causando goteiras nas salas de aula e prejudicando as atividades.

Franciele Aparecida Carneiro participou da reunião. “A solução do impasse foi prometida há um ano pela prefeitura, mas nada aconteceu. Ficamos indignadas, pois as crianças ficam em risco. Agora, contamos que uma medida definitiva seja tomada”, garante a dona de casa.

Participaram, também, da reunião o presidente da Comissão Permanente de Viação, Obras Públicas, Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Marcelo Macedo (PSDB); o presidente e o secretário da Comissão Permanente de Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, Lazer e Turismo, vereador Geraldo Sales de Souza, “Bambu” (PDT) e José Jarbas Ramos Filho (PTB), “Zezé de Nêgo”, respectivamente; e o vereador Adimar José Cota (PSC), além da diretora da escola, a secretária de Educação, Aline de Oliveira, e representantes da Secretaria de Obras.

O vereador Marcelo Macedo lembra que esta é a segunda visita técnica dos vereadores na instituição para tratar do mesmo tema. “Existe a preocupação por parte das mães sobre as caixas d’água. Viemos até aqui para chegar a um consenso para a resolução da situação. É nossa responsabilidade realizar o trabalho junto à comunidade para que o caso seja resolvido”, afirma o vereador. A primeira visita técnica realizada pela Comissão de Obras da Câmara à unidade de ensino foi realizada em 12 de abril de 2018.

Em busca de uma solução viável e segura, o vereador Geraldo Sales ressaltou que “o momento que Mariana passa é difícil, em relação à queda na arrecadação. Mas precisamos ser criativos. Aqui apresentamos algumas sugestões para que os problemas atuais sejam solucionados com um custo muito menor. A equipe técnica da prefeitura pode fazer uma reavaliação do projeto e encontrar a melhor maneira de executá-la. A escola está muito bem cuidada”, garante Bambu.

A principal saída apontada pelos técnicos do executivo e solicitada pelos pais dos alunos é a transferência das caixas para uma estrutura (a ser construída) na parte externa do prédio da escola. Porém, antes que esta decisão seja tomada, a secretaria de Obras fará um levantamento para saber se os materiais necessários para a construção da base metálica estão disponíveis. Caso contrário, outra alternativa será elaborada. Uma delas a ser estudada é a construção de uma laje na escola para estruturar melhor o suporte, sugestão dada pelo vereador Geraldo Sales.

O vereador Adimar José Cota garantiu que a retirada da estrutura do local foi um compromisso do prefeito com a comunidade. “Eu participei da primeira reunião e o executivo garantiu que as caixas seriam retiradas de dentro da escola. Como eu moro no distrito, as mães me procuraram para que houvesse essa reunião. Agora, vamos aguardar a decisão final”, explica o vereador.

As mães dos alunos também solicitaram que outras demandas fossem atendidas, entre elas o término e instalação de tela de proteção da área de lazer. O vereador José Jarbas Ramos Filho fez questão de ressaltar a necessidade do encontro. “A presença dos representantes das comissões do legislativo aqui foi muito importante e alguns prazos foram apresentados. O que não pode ocorrer é que as datas não sejam respeitadas. Vamos cumprir nosso papel e fiscalizar cada etapa dos trabalhos”, finalizou o vereador.