Notícias

Cartão ou Dinheiro? Forma de pagamento do auxílio-alimentação é debatida em reunião da Comissão de Participação Popular

Atividades das Comissões
522
5

Cerca de 30 servidores participaram da reunião da Comissão de Participação Popular da Câmara de Mariana nesta terça-feira, 4 de janeiro. O presidente da Comissão, vereador Manoel Douglas “Preto” (PV) declarou que o Projeto de Lei Substitutivo nº 214/2021 foi aprovado com duas vertentes, sendo possível o pagamento em dinheiro e em cartão. “A lei precisa ser definida. A nossa função é ouvir os servidores, que são os mais interessados, e buscar atender o interesse de todos”, pontua o parlamentar.

O vereador Marcelo Macedo (MDB) defende que o benefício seja concedido da mesma forma que é praticado há mais de 10 anos, com depósito em conta. O vereador Ricardo Miranda (REPUBLICANOS) avalia que com o pagamento em cartão, “além do servidor, os pequenos comerciantes também serão prejudicados”. 

Todos os vereadores já aprovaram o auxílio-alimentação fixado no valor de R$ 500 para todos os servidores do município, incluindo os funcionários do SAAE e da Câmara. A forma como será disponibilizado ao trabalhador, em dinheiro ou cartão, é que está em discussão.

A auxiliar de serviços gerais Andrea Magalhães relata dificuldades em utilizar outro cartão, da bandeira Good Card, e manifesta seu receio em relação a possíveis taxas de utilização. A Agente Comunitária de Saúde do Posto de Saúde da Vargem, Natália Duarte, demonstra preocupação com a rede credenciada que poderá ter baixa adesão nos distritos. 

A auxiliar de serviços gerais Daiane Roberta destaca a satisfação com o aumento no valor do benefício. “Nossa preocupação é com o cartão”, reforça a servidora municipal. Entre os desafios em migrar para o uso do cartão, os servidores destacam que dificulta a compra que hoje é feita com pequeno produtor rural e de quitandeiras. 

O presidente da Comissão de Participação Popular deliberou que a Câmara comunicará ao Poder Executivo sobre a discussão realizada na tarde de hoje.