Vereadores aprovam reajuste recorde nos salários dos servidores de Mariana

Em mais uma votação histórica, os vereadores de Mariana aprovaram um reajuste recorde para os servidores públicos municipais. Na reunião extraordinária realizada dia 28 de janeiro, a Câmara aprovou o aumento de 16,34% no contra cheque do servidor.

O líder de governo na Câmara, vereador Fernando Sampaio (PSB), ressaltou que houve um encontro com representantes do sindicato, Prefeitura e autarquias municipais para que o município chegasse ao valor do percentual de reajuste concedido neste ano. Sampaio explicou que percentual não corrige as perdas salariais de outros anos, mas que chegou bem perto.  “Os 16,34% que a Câmara vai aprovar hoje não é um aumento salarial, mas a recomposição das perdas dos últimos cinco anos. Não foi possível, de acordo com o jurídico da Prefeitura, chegar a um aumento real este ano, mas já está acordado para que isso aconteça no próximo ano”, salientou Sampaio.

O vereador Marcelo Macedo (MDB) lembrou que ainda existe um perda considerável do poder de compra dos salários dos servidores municipais. Ele espera que, com a atual arrecadação, que segundo o parlamentar deve vai chegar perto dos 600 milhões de reais este ano, a Prefeitura possa conceder em 2023 um aumento real no salário desta categoria. “Esperamos que no próximo ano os servidores e servidoras municipais possam ter um ganho real em seus salários”, cobrou Macedo.

Emenda ao projeto

Além do projeto, os parlamentares votaram e aprovaram uma emenda de autoria dos vereadores Fernando Sampaio, Marcelo Macedo e Maurício da Saúde (AVANTE), que modificou a redação de um dos artigos da lei que concedeu reajuste aos servidores municipais.

Havia uma dúvida dos autores da emenda quanto ao alcance do reajuste para algumas categorias de profissionais do Executivo. O novo texto, aprovado, trouxe mais clareza quanto a aplicabilidade do percentual para estas categorias.