As obras na UPA São Pedro: Um espaço moderno, acessível e emancipatório

Visita Técnica

Por Caio Duarte

Na última sexta-feira (07), a Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, Lazer e Turismo da Câmara de Mariana realizou a visita técnica que acontece mensalmente nas obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região do bairro São Pedro.

Marcaram presença os representantes do Poder Executivo, Newton Godoy (Secretário Municipal de Obras), e Danilo Brito das Dores (Secretário Municipal de Saúde). Representando o Poder Legislativo, participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal, Juliano Duarte, e o vereador Edson de Castro (Leitão). Acompanhando os desdobramentos da obra, marcaram presença os representantes de associações de bairros e distritos da cidade, além de representante da Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (ADEM).

Durante a visita, os participantes puderam visualizar com clareza, na perspectiva do atendimento ao paciente e no funcionamento das equipes médicas, quais departamentos integrarão a unidade de saúde. A UPA contará com ala pediátrica independente da ala adulta, o que proporcionará ao profissional da saúde um direcionamento ao seu público de especialidade. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Danilo Brito, a equipe médica que atenderá no setor de observação será diferente da equipe que atuará na internação.

Outro ponto importante da visita foi o reforço da pauta sobre acessibilidade. A representante da ADEM, Maria Aparecida Tavares, observou a necessidade de algumas adaptações que garantam a autonomia da pessoa com deficiência. A associação carrega o lema “Nada sobre nós, sem nós”, frase que ressalta a independência, participação e inclusão na busca por acessibilidade. Frase essa que também traduz a importância da participação popular na construção das obras públicas do município. As próximas etapas do projeto contam com a participação da ADEM na construção de um espaço acessível e emancipatório.

A estimativa é que a entrega da UPA ocorra no início do próximo ano. A Câmara de Mariana seguirá acompanhando periodicamente o andamento das obras, garantindo a fiscalização e o diálogo junto às associações e comunidades da cidade.

Foto: Caio Duarte.